Encontro preparatório para o CEP em Serra Talhada supera expectativas

Profissionais ligados as áreas tecnológicas lotaram, no último dia 13, o plenário da Câmara de Vereadores de Serra Talhada para o Encontro Preparatório para o 7º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O evento, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), mobilizou profissionais da jurisdição com êxito para discutir propostas de melhorias para a classe. O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, o vice-prefeito do município em exercício, Luciano Duque, e o presidente da Câmara, o vereador Paulo Melo, prestigiaram o encontro.

José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, realizou a abertura do evento e lançou na cidade o Movimento Pensar Pernambuco, que visa a integração dos profissionais baseados nos preceitos do crescimento econômico e justiça social. “Realizamos o seminário Pensar as Américas em março no Recife, reunindo autoridades dos países panamericanos em torno de discussões para a integração, solidariedade e desenvolvimento. Agora tomo como desafio a responsabilidade de conduzir o projeto em nível estadual”, explicou.

O superintendente do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, fez a apresentação do Sistema Confea/Crea/Mútua para o público presente. Já os membros da comissão organizadora do CEP, os engenheiros Hiroshi Fujino e Fernando Moura, e a arquiteta Lúcia Escorel ministraram palestras para os profissionais. Sob a ótica do tema principal do evento, “Desafios dos profissionais das engenharias e da arquitetura para Contribuir com a Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental”, os palestrantes debateram eixos temáticos como a Organização do Sistema, Formação Profissional, Integração Profissional e Social, e Exercício Profissional.

Com os debates, os participantes foram instigados a formular sugestões de melhorias para as profissões que serão encaminhadas ao congresso estadual, a ser realizado no Recife, nos dias 14 e 15 de maio. Após a sistematização dos trabalhos efetuados nos encontros em todo o país, serão escolhidas mais de 60 propostas em nível nacional e debatidas no 7º Congresso Nacional de Profissionais, no mês de agosto em Cuiabá. Com o resultado obtido, o Sistema Confea/Crea planejará uma agenda estratégica para os próximos 20 anos. “Temos em todo o Brasil diferentes realidades e mercado de trabalho. Por esse motivo, é de extrema importância reunir os profissionais e discutir os problemas e dificuldades enfrentados para construir uma agenda integrada”, explica o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

As próximas cidades a receber os encontros regionais serão Araripina (22/04), Petrolina (23/04), Garanhuns (26/04) e Caruaru (03/05). O município de Goiana também foi beneficiado com a iniciativa no último dia 05. Durante os eventos, os profissionais podem contar com o Crea Responde, um balcão para tirar dúvidas e orientar os profissionais com relação a legislação do sistema, além de receber sugestões e críticas visando uma maior interação entre o órgão e os profissionais a ele vinculados.