Engenheiros, arquitetos e agrônomos discutem melhorias para as profissões no CEP

Com a proposta de fazer uma análise crítica sobre a eficiência do Sistema Confea/Crea e receber sugestões de melhorias para as profissões, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) reúne, nos próximos dias 14 e 15 de maio, os profissionais das áreas tecnológicas no 7º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). A abertura será nesta sexta-feira (14), às 19h, no Recife Praia Hotel. Na solenidade, estão confirmadas a participação do presidente do Conselho Federal, Marcos Túlio de Melo, o engenheiro e ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, entre outras autoridades locais.

No sábado (15), engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos nível médio discutem o tema principal do Congresso "Construindo uma Agenda Estratégica para o Sistema Profissional: desafios, oportunidades e visão de futuro" em mesas de trabalho que resultarão em planos e programas de atuação. O objetivo é promover uma maior integração do Sistema Confea/Crea com a sociedade. “Este é o momento para modificarmos ou aperfeiçoarmos o nosso sistema. Precisamos ocupar espaço e manter a credibilidade perante a sociedade, estando mais próximos e eficientes na prestação de serviços”, diz José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE.

Os eixos temáticos: Formação Profissional, Exercício Profissional, Organização Profissional, Integração Profissional e Social e Inserção Internacional irão conduzir as atividades durante o evento. Dentro da sistemática do Congresso foram realizados seis encontros regionais para reunir também os profissionais que atuam no interior do Estado. Os municípios de Goiana, Serra Talhada, Araripina, Petrolina, Garanhuns e Caruaru receberam o evento no último mês de abril, o que resultou em 20 propostas e 12 inscrições de delegados, que serão responsáveis por aprofundar os eixos temáticos no Congresso Estadual, no Recife.

Após a sistematização dos trabalhos realizados nos congressos estaduais em todo o país, serão escolhidas mais de 60 propostas a nível nacional e debatidas no 7º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecerá em agosto, na cidade de Cuiabá (MT). A partir dos resultados obtidos no encontro nacional, o Sistema Confea/Crea planejará as ações para os próximos 20 anos. “Temos em todo o Brasil diferentes realidades e mercado de trabalho. Por esse motivo, é de extrema importância reunir os profissionais e discutir os problemas e dificuldades enfrentados para construir uma agenda integrada”, explica o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti. Mais informações pelo site www.creape.org.br/cep.