Crea-PE

Engenheiros de Alimentos comemoram data da profissão

Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia do Engenheiro de Alimentos. A esses profissionais cabem os trabalhos que garantam a qualidade dos alimentos que consumimos todos os dias. Eles atuam em todas as etapas da industrialização de alimentos, além de desenvolverem pesquisas e políticas do setor, colaboram na preservação da saúde pública, produzindo normas técnicas, efetuando orientações e fiscalizações. É um profissional multidisciplinar, que trabalha com conhecimentos na área da física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração. Ainda tem importante função na perspectiva nutricional dos alimentos, buscando aliar qualidade e nutrição.

A Engenharia de Alimentos é uma profissão que tem se destacado muito por sua relevância no desenvolvimento de mecanismos que atestem maior segurança alimentar aos produtos que a população consome e, mais ainda, pela necessidade de novas técnicas que garantam a qualidade e a quantidade de alimentos para a crescente população mundial.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), além dos esforços para a redução da fome no mundo – cerca de 842 milhões de pessoas estão nesta situação -, os países precisam aumentar 70% de sua produção de alimentos para conseguir sustentar toda a população mundial que, em 2050, deverá atingir a marca de 9,1 bilhões de habitantes.

CREA-PE saúda os Engenheiros de Alimentos

Pular para o conteúdo