Entenda a importância da Carteira de Identidade Profissional emitida pelo Crea-PE

Os engenheiros civis, Matheus Moreno e Eduardo Oliveira, saíram há pouco da faculdade e já garantiram a sua, buscando o documento na Inspetoria Regional de Petrolina

Carteira de identidade profissional, mas pode chamar de “cartão inteligente”. O documento de identificação do profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) é o primeiro reconhecimento do profissional no mercado de trabalho e na sociedade. Seu registro de vínculo com o Conselho. O engenheiro civil, Matheus Moreno, saiu há pouco da faculdade e já garantiu a sua, buscando o documento na Inspetoria Regional de Petrolina.

Primeiro engenheiro da família, logo que colocou as mãos na carteira, tratou de fazer uma foto do documento e mandar para a mãe. Um registro de uma conquista dele e da família que mora em Belém do São Francisco (PE). “Ela gosta de foto e me cobra as fotos da formatura. Como não teve, estou mandando essa para ela ficar feliz”, explica Matheus Moreno, que desde pequeno gostava de acompanhar as obras nas casas dos parentes.

“Deu vontade, fiz e comecei a gostar do curso (de Engenharia Civil). A experiência prática confirmou que eu fiz a escolha certa e gostei mais ainda da engenharia civil”, narra Matheus Moreno, que nasceu em Belém do São Francisco, fez o curso em Ribeira do Pombal (BA), e hoje mora em Petrolina em busca de oportunidades profissionais.

O primeiro passo foi registrar-se no Conselho. Buscou informações na internet e agora tem uma carteira profissional para chamar de sua. O documento pode ser solicitado, para quem está no Recife e entorno, via agendamento no site do Crea-PE. Para os profissionais do Interior, o pedido pode ser por e-mail, direcionado à Inspetoria Regional que atende sua cidade.

Quem também comemorou muito receber a primeira carteira foi o engenheiro civil Eduardo Oliveira. Acompanhado pelo pai, o militar reformado, Eduardo José Julião, o momento foi de emoção para pai e filho na comemoração desta conquista. O novo profissional de engenharia começou cursando Engenharia da Computação. “Não curti muito e passei para mecânica. Mas aí resolvi ir para civil”, lembra Eduardo Oliveira, fazendo valer o DNA do bisavô paterno, que era engenheiro civil.

No meio do curso, passou na Polícia Militar, trancou a faculdade e reabriu depois de finalizar o curso da PM. Encarou o mega desafio de conciliar a carreira militar e a faculdade. Entre idas e vindas do Recife a Petrolina, finalmente conseguiu o sonhado diploma e hoje tem em mãos o primeiro documento de identificação como engenheiro. “Foi na peleja, mas deu certo”, comemora o engenheiro. “Não foi fácil. Ele superou muita coisa nesses cinco anos”, orgulha-se o pai.
Até prova na estrada ele teve que fazer, quando as aulas precisaram ser on-line por conta da pandemia. Para o futuro breve está a volta para Petrolina. Tanto é que escolheu receber a carteira na Inspetoria de Petrolina.

No próprio site do Crea-PE tem o mapa das inspetorias, com informações de e-mail, telefone e WhatsApp, além das cidades atendidas pelas inspetorias. Atualmente, são 17 inspetorias em todo o Estado, com projeção para mais, a exemplo da de Vitória de Santo Antão, que deve ser inaugurada brevemente.

Para valorizar ainda mais a importância da Carteira de Identidade Profissional, a atual gestão do Crea-PE criou o Programa Carteira na Mão. A entrega do documento é um rito de celebração do início da vida profissional dos novos engenheiros, agrônomos e geocientistas. O Crea-PE emite cerca de 2 mil registros profissionais anualmente, sendo 60% deles na sede.

A carteira profissional passou por uma modernização em 2014. Com a mudança, o documento dispõe de instrumentos digitais incorporados. Com um microchip PKI, por exemplo, é possível a inserção de certificado digital para possibilitar a assinatura de documentos de forma online. Com isso, o profissional pode realizar procedimentos eletronicamente, de uma forma segura e rápida.

Já a tecnologia de QR Code também permite ao público em geral ter acesso rápido para a verificação da regularidade do registro profissional. A carteira profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua é confeccionada pelos próprios Creas, agilizando a impressão, o que representa ganho de tempo e de recursos para os profissionais.

É importante destacar que o profissional que já possui a Carteira de Identidade Profissional (modelo de papel), não precisará efetuar a troca pelo novo modelo para continuar regular com o Sistema Confea/Crea e Mútua. O modelo antigo ainda continua valendo.