Crea-PE

Proposta apresentada pelo Crea-PE no Fórum dos Presidentes do NE pode beneficiar engenheiros seniores e sociedades unipessoais de todo o País

Além do pleito provocado pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, outras quatro pautas da região serão levadas ao próximo Colégio de Presidentes

Dois dias de intensas trocas de experiências na perspectiva de construir um Crea mais forte, coeso e com melhores soluções paras as categorias profissionais que representa. O Fórum de Presidentes dos Conselhos Regionais do Nordeste encerrou nesta terça-feira (04) sua programação, em Aracaju, com a aprovação de cinco propostas para compor a pauta do Colégio de Presidentes (CP) que será realizado entre os dias 17 a 19 deste mês, em Recife. Na capital sergipana, as lideranças se reuniram para discutir demandas específicas de cada regional e tratar de temas atuais e relevantes para as Engenharias, Agronomia e Geociências. Os participantes também trocaram experiências e ideias sobre as melhores práticas e soluções para os desafios enfrentados pelo setor no Nordeste.

Entre as propostas aprovadas está o pleito apresentado pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que objetiva alterar o art. 7º da Resolução 1.066/2015 para igualar os critérios de concessão de desconto de até 90% no valor da anuidade para os profissionais seniores, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino, estabelecendo nos referidos casos a partir de 60 anos de idade ou 30 anos de registro no Sistema Confea/Crea. Atualmente, o desconto para homens começa aos 65 anos, enquanto para mulheres a partir dos 60 anos.

O pleito foi levantado pelos profissionais de Caruaru, interior de Pernambuco, durante os encontros com as inspetorias e, caso aprovado pelo Colégio de Presidentes, pode reverberar em ampliação do benefício para todos os profissionais do Brasil. Na avaliação do presidente Adriano Lucena, o encontro foi muito rico e tratou de temas muito importantes. “Os encontros regionais são sempre muito produtivos, pois conseguimos focar ainda mais nas nossas realidades locais, muito próximas e também complementares. Extremamente importante poder aprender com experiências mais exitosas, como os exemplos dos Creas Minas, Fortaleza e outros, para aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho e entregar excelência na prestação de serviços e fortalecimento das categorias”, pontuou Adriano.

Além da pauta trazida por Pernambuco, os presidentes também propuseram colocar na pauta do próximo Colégio de Presidentes discussões sobre um novo cronograma para implantação do SEI Multiórgãos, plataforma de gestão de documentos e processos eletrônicos, que traz importantes benefícios em relação à transparência, eficiência e economia de recursos; o andamento do processo de apoio do Confea com o PDV dos Creas; revisão das diárias para a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que será realizada no período de 8 a 11 do próximo mês de agosto, em Gramado (RS) e a participação das coordenadoras do Programa Mulher nos Fóruns de Presidentes dos Creas Nordeste, com o objetivo ampliar e fortalecer as ações do Programa na região.

Pular para o conteúdo