Estudo de gestão dos resíduos sólidos do munícipio de Arcoverde é apresentado em palestra no auditório do Crea-PE

Município, que vem implementando um novo sistema integrado de resíduos sólidos, é considerado referência para outras cidades

A perspectiva de desenvolvimento sustentável a partir de um sistema integrado de resíduos sólidos esteve no centro do debate na manhã desta quinta-feira (4), em evento realizado no auditório do Crea-PE. O encontro, promovido pela AESA e coordenado pelo engenheiro civil e cartográfico Manoel Milton Barros Pereira, contou com a participação do presidente da universidade, Alexandre Lira; do prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel; do superintendente técnico e de gestão do Crea-PE, Nielsen Christianni e do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que compôs a mesa de abertura. Ao lado deles, também estiveram na mesa a engenheira agrônoma e pesquisadora do IPA, Danusa Correia de Araújo, e a representante do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM), da Universidade Federal de Pernambuco, Nathalia Bezerra de Lima.

Em sua saudação inicial, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, parabenizou o município de Arcoverde pelo pioneirismo frente à questão do tratamento sustentável dos resíduos e destacou o interesse do conselho em atuar em prol do desenvolvimento sustentável e bem-estar das pessoas. Aproveitou para reforçar a importância da participação dos profissionais junto ao Crea para articular e protagonizar essas conversas. “Num país com tantos desafios, sabemos a importância de buscar esse equilíbrio entre o desenvolvimento e a sustentabilidade. A engenharia não pode se furtar deste debate, pois precisamos ocupar os espaços que nos são pertinentes”, defendeu Adriano.

Já o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, disse estar muito feliz de estar na casa da engenharia, para um debate que classificou como muito importante. “Sabemos dos desafios, mas buscamos estar sempre um passo à frente. O trabalho de Milton com os demais tem sido fundamental para equilibrar a relação com o meio ambiente, a partir do reaproveitamento do lixo e sua transformação em renda”, destacou. O prefeito sinalizou, ainda, interesse em ampliar a articulação com o Crea na cidade. “Sabemos da importância do Crea para todo o estado e para o Brasil, principalmente em meio às dificuldades enfrentadas pelas profissões em um país com tantos altos e baixos. Já temos um terreno pronto para disponibilizar ao Crea em Arcoverde, pois queremos o Conselho junto conosco, numa área muito melhor, para trabalharmos ainda mais juntos”, afirmou.

Em sua palestra, o engenheiro Milton Barros apresentou o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social do sistema integrado de resíduos sólidos de Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco pioneiro em pesquisas para trazer uma nova perspectiva para a gestão dos resíduos. O estudo, iniciado há dois anos e meio, traçou uma análise completa da conjuntura do sistema de resíduos sólidos de Arcoverde, que tem impacto em pelo menos outros dez municípios da região. Hoje, o aterro sanitário da cidade recebe o lixo de outras oito.

Hoje em fase de implementação, o projeto de Arcoverde busca reorganizar a lógica de triagem dos resíduos sólidos ao chegar no aterro sanitário do município, direcionando o material selecionado para ser reutilizado de três maneiras, ao menos inicialmente: produção de adubos, recuperação energética e produção de novos materiais para utilização na construção civil.

De acordo com Milton, que também é coordenador e professor do curso de bacharelado em Engenharia Civil da AESA, o estudo tem chamado a atenção de diversos outros municípios e países, como a China. “Recebemos um convite do Consulado Chinês para um intercâmbio, onde poderemos trocar experiência com eles, que também têm outras iniciativas sendo desenvolvidas lá e estamos na expectativa para que se concretize, pois sabemos que esse interesse corrobora o valor do trabalho que desenvolvemos aqui”, explicou.