Fiscalização de estruturas para o São João é cancelada

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) cancelou, nesta segunda-feira (21), as fiscalizações nas estruturas montadas para o São João nas cidades de Escada e Palmares. A decisão foi tomada pela situação de emergência nesses municípios devido ao grande volume de chuva que caiu na região.

As chuvas atingiram 49 cidades do interior, entre elas Barreiros, Gravatá e Vitória de Santo Antão. Ao todo, mais de 20 mil pernambucanos estão desabrigados ou desalojados e 12 municípios decretaram estado de calamidade pública. Por essa razão, a maioria das cidades cancelou seus festejos juninos. O Crea-PE se solidariza com as vítimas das enchentes e disponibiliza na sua sede um posto de coleta de donativos para os desabrigados do Estado. O Conselho receberá alimentos não-perecíveis e roupas que serão levadas para as cidades afetadas.

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, cobra mais atenção das autoridades competentes no que diz respeito a prevenção. “As autoridades precisam entender que o ciclo da chuva na Zona da Mata é sempre motivo de preocupação e tem se repetido a cada cinco anos. Nesse sentido, é importante os municípios adicionarem a seus planos diretores a administração das bacias dos rios litorâneos e fazerem o controle e regularização das vazões. Evitando assim, as enchentes que tanto prejudicam a população mais carente”, explicou o presidente.

Rui Gonçalves
ASC Crea-PE