Crea-PE

Fiscalização do Crea-PE realiza ação preventiva na Ilha do Retiro para o jogo desta quarta-feira (3)

Foram conferidas a ART dos profissionais responsáveis pela montagem da estrutura metálica, iluminação e sonorização do evento da final da Copa Nordeste, que acontece no estádio antes da partida 

A equipe de Fiscalização do Crea-PE realizou, na tarde desta terça-feira (2), uma ação preventiva na Ilha do Retiro, que será palco nesta quarta-feira (3), da final da Copa do Nordeste 2023, que será disputada entre o Sport e o Ceará. Os fiscais conferiram a documentação dos profissionais responsáveis pela montagem da estrutura temporária, como palco, som e iluminação, para a realização da final.

Experiente na fiscalização de grandes eventos, Luciano Maia, agente fiscal do Crea-PE, destacou que o Conselho realiza fiscalizações preventivas em eventos que agreguem serviço de engenharia, com demanda de profissionais responsáveis técnicos. Maia explicou que a edificação do estádio é fiscalizada no início do ano, quando são observadas rotas de fuga, sinalização, manutenção de equipamentos, entre outros itens.

Na ação foram vistoriados os documentos relativos aos serviços de montagem da estrutura metálica, instalação de som e iluminação a led e telões de transmissão. O clube apresentou as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) dos profissionais envolvidos no evento. Antes do início do jogo, haverá show no gramado, telões e uma apresentação de dança. Amanhã, será vistoriada a instalação dos geradores. 

“O papel da fiscalização é importante para a proteção da sociedade, pois garante a prestação de serviços por engenheiros responsáveis, principalmente em eventos com um grande número de pessoas”, afirmou o gerente de Fiscalização do Crea-PE, Nailson Pacelli. A estimativa para o jogo de amanhã é de 25 mil pessoas circulando pelo estádio, segundo Luciano Moura, gerente de manutenção do Sport. Moura ressaltou que a parceria entre o Crea-PE e o clube é importante, principalmente pelo porte do evento. 

A ação na Ilha do Retiro também foi uma oportunidade para os novos agentes fiscais do Crea-PE Arthur Cahino, Tiago Caetano e Edeilton Cavalcanti irem a campo e serem instruídos sobre a fiscalização preventiva de eventos. Eles foram aprovados em concurso público e assumiram os cargos em abril deste ano.

Pular para o conteúdo