Viabilidade do sistema integrado de resíduos sólidos em debate no Crea-PE

Exemplo do Sertão de Pernambuco vai guiar palestra coordenada pelo engenheiro e professor Manoel Milton Barros Pereira

A busca por um desenvolvimento sustentável, a partir da implantação do sistema integrado de resíduos sólidos, é a ideia condutora do evento que acontece nesta quinta-feira (4), no auditório do Crea-PE, entre 9h e 12h. No encontro, coordenado pelo engenheiro civil e cartográfico Manoel Milton Barros Pereira, será demonstrada a viabilidade técnica, econômica, ambiental e social do sistema integrado de resíduos sólidos, a partir do exemplo de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

“O projeto de Arcoverde, hoje já em fase de implantação, é fruto de dois anos e meio de estudos”, revela Milton Barros Pereira, que também é coordenador e professor do curso de bacharelado em Engenharia Civil da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). “A partir do lixo destinado ao aterro sanitário, hoje, tudo o que entra no sistema será triado em três partes para a utilização posterior já definida: produção de adubos, recuperação energética e produção de novos materiais, que serão utilizados na construção civil”, explica.

O aterro sanitário de Arcoverde recebe o lixo de oito cidades; Pernambuco tem hoje 22 aterros sanitários no total e celebrou, este ano, o fim dos lixões a céu aberto em todos os 185 municípios e em Fernando de Noronha. O Crea-PE teve atuação fundamental nessa conquista, provocando debates sobre o assunto e realizando visitas técnicas e de fiscalização a aterros sanitários.

A palestra Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social de um Sistema Integrado para o Tratamento dos Resíduos Sólidos (RSD) no Município de Arcoverde é promovida pela AESA, com o apoio do Crea-PE e a participação do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM), ligado à Universidade Federal de Pernambuco, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e das empresas Bitten Máquinas e TR2.

O coordenador da palestra, Manoel Milton Barros Pereira, além de engenheiro civil e cartográfico, tem  especialização em Programação do Ensino de Geografia pela UPE e em Cartografia Aplicada a Geoprocessamento pela UFPE. Atualmente é coordenador e professor do bacharelado em Engenharia Civil da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa), engenheiro civil concursado da prefeitura de Buíque e diretor da Arconsig Engenharia e Consultoria LTDA.