Formação das Comissões e Representações foi o destaque do III Capacita Conselheiro

Iniciativa integrou a programação do segundo dia da Sessão Plenária Ordinária de 2024

As principais ações e como funciona a atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no estado de Pernambuco movimentaram, na tarde deste sábado (13), as atividades do III Capacita Conselheiros. A iniciativa integrou a programação da 1º Sessão Plenária Ordinária de 2024.

Para o presidente Adriano Lucena, o Capacita Conselheiro é de extrema relevância para nivelar os novos e antigos membros. “Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada. Vamos melhorar significativamente nas plenárias e nos processos. Nosso objetivo é que o Crea-PE seja mais assertivo, rápido e esteja ao lado dos profissionais para atendê-los no que eles mais precisam”, salientou.

Palestras evidenciaram a atuação e os processos desenvolvidos pelo Crea-PE. Entre elas: o cadastro das instituições de ensino e curso; o trâmite dos processos de Pessoas Física e Jurídicas no colegiado; os tipos de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) – obras, serviços e de múltipla rotina; e a Certidão de Acervo Técnico. Também foi explicado para os novos conselheiros sobre o funcionamento dos autos de infração e o sistema virtual de reuniões do SITAC.

A gerente de Atendimento, Registro e Acervo Técnico e Superintendente Técnica, Liliana Ramos, considera o momento do Capacita Conselheiros como muito importante. “Essa ação é importante para integrar os novos conselheiros, apresentando para eles o corpo funcional e as pessoas que vão estar trabalhando com os processos que serão avaliados por cada um. É uma experiência muito válida para acelerar os processos e atender rapidamente aos novos profissionais, as empresas e a sociedade”, ressaltou.

O conselheiro suplente eleito para representar a instituição de ensino Universidade de Pernambuco, Francisco Araújo, que chega ao seu terceiro mandato este ano, falou por experiência própria sobre a relevância desse momento de aprendizagem e reciclagem de conhecimento. “A formatação da capacitação evoluiu muito e o treinamento está cada vez melhor, garantindo que os novos conselheiros recebam uma orientação correta sobre os processos e a atuação do Crea-PE.

Durante a Sessão Plenária houve a aprovação do calendário anual de reuniões para o exercício de 2024 e 2025 e a formação das Comissões e Representações. Foi eleito como coordenador da Comissão do Mérito o engenheiro Robstaine Alves Saraiva. Na ocasião, foram empossados a nova gestão do Crea Júnior e os membros titulares para as Câmaras Especializadas de Agronomia; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica, Metalurgia e Química; Geologia e Engenharia de Minas; e a de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Também foram eleitas a geóloga Lúcila Borges para o Comitê Tecnológico Permanente e a engenheira civil e de segurança do trabalho Giani Camara para o Programa Mulher.