Crea-PE

Fórum debate o tema “Entidades de Classe e o Desenvolvimento da Engenharia”

Evento acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube

Nesta quarta-feira (29), o Fórum da Engenharia Civil traz como tema “Entidades de Classe e o Desenvolvimento da Engenharia”. O assunto será apresentado pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado Pernambuco (Senge-PE), o engenheiro eletricista Mozart Bandeira Arnaud.

A função da engenharia passa pela aplicação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo ferramentas, equipamentos e objetos úteis. É preciso perceber que uma obra de engenharia não será muito além de uma soma de materiais, esforços e recursos, se não tiver uma função social, não se prestar a trazer algum benefício ao ser humano e à sociedade, garantindo a qualidade ambiental nos diversos níveis, seja ele local, regional e até global.

Há quem defenda que a engenharia não surgiu, ela simplesmente existiu. Levando-se em consideração desde o primeiro homem que inventou uma ferramenta para caçar até a variedade de invenções atuais. Diante deste cenário, a engenharia sempre esteve presente, modificando o meio em que vivemos.

Sem falar da importância econômica e social que a profissão e o setor têm para o desenvolvimento do País. Isso porque apenas a construção civil é responsável por 6,2% do PIB (Produto Interno Bruto – somatório das riquezas produzidas no País) do Brasil. O setor representa 34% do total da indústria brasileira.

O tema do Fórum vai destacar as entidades de classe e o desenvolvimento da engenharia, com sua importância para o mercado e a empregabilidade do País, além de proporcionar qualidade de vida à sociedade. O evento será mediado pelo coordenador do Fórum, o engenheiro civil, Marcos Maciel.

Além do palestrante, o encontro contará com a participação de três debatedores: Eunnyce Freitas, estudante de engenharia cartográfica e coordenadora do Crea Júnior; Clóvis Segundo, engenheiro eletricista, diretor financeiro do Crea-PE; e Stênio Cuentro, engenheiro civil, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Pernambuco (Abenc-PE).

O Fórum é um evento que acontece uma vez por mês, na última quarta-feira. O evento abre espaço para debater a engenharia civil com temas relevantes à modalidade, com a participação de especialistas nos assuntos em destaque. O Fórum é coordenado pela da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PE.

Os temas para debate no Fórum podem ser sugeridos pelos conselheiros e profissionais que tenham contribuições para o debate. O evento desta quarta-feira acontece a partir das 19h, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos participantes, é aberto espaço para interação com o público presente na live.

Skip to content