Crea-PE

Fórum faz articulação para discutir situação do Metrô com o Governo Federal

Senador Humberto Costa (PT) , que participou da primeira reunião do ano do movimento, se comprometeu a agendar audiências com os ministros das Cidades e da Casa Civil em busca de soluções para o transporte

 

O Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô vai incluir o Governo Federal no debate sobre a recuperação e expansão do sistema metroviário de Pernambuco. O senador Humberto Costa (PT-PE) se comprometeu a agendar uma audiência com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para discutir o tema. O parlamentar também está articulando uma agenda com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para garantir recursos para o Metrô e retirar a CBTU (Companhia Brasileira de Transportes Urbanos) do Programa Nacional de Desestatização.

O Fórum Permanente é uma articulação do Crea-PE e do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), e foi instalado em maio de 2022. O senador Humberto Costa participou da primeira reunião do Fórum de 2023, realizada nesta sexta-feira (3), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). “Precisamos saber quais os planos do Ministério das Cidades para o Metrô”, afirmou Humberto Costa. O senador ressaltou a importância de juntar esforços na construção conjunta de um caminho para o sistema metroviário.

“O Fórum surgiu como reflexão e também para oferecer respostas aos trabalhadores da instituição e à sociedade”, afirmou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Segundo Lucena, o debate não é apenas sobre o sucateamento, mas sobre a valorização dos profissionais, e de um transporte público de qualidade, com preço justo. “Os trabalhadores precisam ser ouvidos e participarem da tomada de decisão”, completou.

O presidente do Sindmetro, Luiz Soares, destacou a importância do Metrô dentro do sistema público, para ofertar um transporte seguro e de qualidade à população. “Defendemos a tarifa social, que permite ao trabalhador frequentar o sistema. Também é fundamental que o Metrô receba verbas para manutenção e atenda a Região Metropolitana Norte”, afirmou Soares.

Durante a reunião, foram entregues dois documentos aos representantes do poder público que fizeram parte da mesa de abertura. O Dossiê de Sucateamento do Metrô e o Projeto de Expansão do Metrô. Adriano Lucena e Luiz Soares fizeram a entrega a Dilson Peixoto, assessor parlamentar de Humberto Costa; a Ismael Bento, assessor parlamentar da senadora Teresa Leitão (PT); a Ricardo Carneiro, presidente da Câmara de Vereadores do Cabo; ao coronel Ângelo, secretário de Mobilidade da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes; ao ex-prefeito de Igarassu, Severino Onildo, representante dos prefeitos da Mata Norte; a Eduardo Cavalcanti, secretário geral de Transportes Especiais da Prefeitura do Recife, e a Silvana Valdevino, que representou a vereadora Cida Pedrosa.

O público também deu sua contribuição ao debate. Um dos aspectos lembrados na reunião pelos metroviários, foi de que o Metrô é de responsabilidade do Governo Federal, e que a estratégia de estadualizar o sistema, como aconteceu em Fortaleza (CE), não beneficia a população.

Na visão dos trabalhadores, a estadualização é um passo para o sucateamento e em seguida a privatização. Sérgio Sobrinho, engenheiro do Metrô, alertou que o sistema passa por sérios problemas de segurança e é fundamental o investimento federal na manutenção e expansão do transporte de massas.

Pular para o conteúdo