Crea-PE

Fundação Gilberto Freyre amplia alcance da obra do escritor com releitura de livros

“Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, realizado em parceria com o Crea-PE, será lançado em 7 de dezembro, atualizando e divulgando as ideias do sociólogo para o público em geral

O livro “Nordeste: Uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar” é o terceiro título no formato de HQ publicado pela Fundação Gilberto Freyre. Desta vez a parceria é com o Crea-PE. É também o primeiro a levar ao público de forma mais ampla os temas de ecologia, meio ambiente e convívio social, abordados pelo escritor. Criada em 1987, a Fundação tem como missão preservar e divulgar o patrimônio pessoal e intelectual de Freyre e estimular a continuidade de seus estudos e ideias.

O patrimônio intelectual de Freyre reúne um amplo conjunto bibliográfico e documental, como os originais de suas obras e anotações de pesquisa, coleções de fotografias, correspondências e de manuscritos. Já o patrimônio pessoal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reúne o conjunto arquitetônico e paisagístico (casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre e sítio ecológico).

A Fundação Gilberto Freyre também tem um trabalho educativo e cultural, ampliando o conhecimento sobre vida e obra do sociólogo, pensador e escritor pernambucano. As ações educativas são realizadas no campus da instituição, em Apipucos, no Recife, que inclui ainda o espaço cultural, horta e vila das abelhas.

“Nordeste: uma visão em quadrinhos da civilização do açúcar” tem o patrocínio do Confea e da Copergás. O lançamento acontece a partir das 17h, na Fundação Gilberto Freyre, na Rua Jorge Tasso Neto, s/n, Apipucos. O evento é aberto ao público, numa oportunidade de prestigiar essa ilustre personalidade pernambucana tão à frente de seu tempo.

A publicação não será comercializada. O livro será distribuído para bibliotecas e escolas públicas, além das universidades com cursos de Engenharia em Pernambuco e órgãos federais, estaduais e municipais.

Pular para o conteúdo