Crea-PE

O legado de Gilberto Freyre para a história e cultura de Pernambuco

Escritor é o mais importante sociólogo do século 20 e tem obra lançada pelo Crea-PE, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre com releitura moderna

Vanguardista é um dos termos mais usados para classificar o pernambucano Gilberto Freyre. Não é à toa que ele é considerado um dos mais importantes sociólogos do século 20. Sua principal obra “Casa-Grande & Senzala”, publicada em 1933, foi na contramão do que se pregava à época sobre a superioridade da raça branca.

Para ele, o Brasil não se constituía em um prolongamento da civilização europeia, mas sim uma nova civilização nos trópicos, cuja principal marca é a mistura entre brancos, negros e índios. Dentro deste espírito à frente do seu tempo, Freyre lança, quatro anos depois, “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste do Brasil”, cuja temática é extremamente atual: os impactos da indústria canavieira no meio ambiente.

Nesta quarta-feira (7), a obra ganha a versão “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, com uma linguagem atual de um problema já abordado por Freyre ainda na década de 1930. O projeto, uma parceria entre o Crea-PE e a Fundação Gilberto Freyre, com patrocínio do Confea e da Copergás, moderniza a obra para atingir um público maior.

A obra é leitura obrigatória para os profissionais que trabalham com o meio ambiente e defendem a sustentabilidade aliada ao crescimento econômico. Abrangência da obra de Freyre é comprovada em fatos. Sua obra-prima, Casa-Grande & Senzala foi traduzida para mais de 10 idiomas e obteve renome internacional. Reconhecido como um polímata, também contribuiu em campos como a literatura, a política e o jornalismo.

O livro será lançado às 17h, na Fundação Gilberto Freyre, na Rua Jorge Tasso Neto, s/n, segundo portão, bairro de Apipucos.

Pular para o conteúdo