Crea-PE

Governo sanciona com vetos MP 1.040/21 e mantém salário mínimo profissional e ART

A Medida Provisória 1.040/2021 foi sancionada com vetos na última quinta-feira (26) pelo governo federal, sendo preservados o salário mínimo profissional de engenheiros e agrônomos e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para instalações elétricas de até 140 kVA. Ambas as pautas foram fortemente defendidas pelo Sistema Confea/Crea e a decisão representa uma vitória dos profissionais e da sociedade.

Na avaliação do presidente do Confea, Joel Krüger, esse resultado favorável à sociedade e aos profissionais somente foi possível porque o Sistema Confea/Crea atuou firmemente desde quando a MP foi enviada ao Congresso Nacional. “Presidentes de Creas, conselheiros federais, coordenadores de câmaras especializadas, diretoria da Mútua, lideranças das entidades de classe, Assessoria Parlamentar do Confea e profissionais atuaram junto a parlamentares na conscientização sobre os dois dispositivos do texto que poderiam causar grandes danos, caso fossem aprovados”, lembra Krüger, ao salientar que a parceria com outros conselhos profissionais e entidades de classe foi fundamental na mobilização. 

“A integração de esforços com o CAU Brasil, FNA, CFQ e CFMV em prol do exercício profissional habilitado demonstrou tecnicamente ao Legislativo e Executivo que ‘os Conselhos e os profissionais neles registrados prestam um serviço de proteção à população, de garantia das condições plenas do exercício das profissões regulamentadas, de suporte às empresas em defesa do interesse da coletividade e da eficácia econômica’”, afirma o presidente do Confea, citando trecho do manifesto publicado em julho.  

Para o engenheiro civil Adriano Lucena, presidente do Crea-PE, a vitória deve ser comemorada por engenheiros, agrônomos, geocientistas e toda a sociedade: “O caminho até a vitória percorreu o Senado, a Câmara e encontrou na sanção da presidência da República seu positivo desfecho. Tudo graças ao empenho dos conselhos regionais e do Confea, que mobilizou atores políticos e a sociedade civil através de um debate técnico e consistente a respeito das questões que envolviam a engenharia, a agronomia e as geociências. A vitória deve ser celebrada não apenas pela categoria, que sai valorizada, mas também pela sociedade, que pode contar com mais segurança na entrega de nossos serviços”.

HISTÓRICO

Conhecida como “Medida Provisória para a melhoria do ambiente de negócios”, a proposta originária do Executivo federal sofreu modificações na Câmara dos Deputados em 24 de junho, passando a Projeto de Lei de Conversão (PLV 15/2021) da Medida Provisória 1.040/2021. Dois pontos juntados de última hora – inciso XII do artigo 57 e artigo 37 – eliminavam direitos adquiridos dos profissionais que atuam em defesa da sociedade. 

Diante da ausência de debate, o Sistema Confea/Crea e Mútua se posicionaram desde então, reforçando que “a atuação de profissionais qualificados é uma das bases para a melhoria do ambiente de negócios e não um entrave para o seu desenvolvimento”.⠀ 

Reunidos em Cuiabá no fim de junho, os presidentes de Creas traçaram estratégia de supressão dos artigos junto ao senador Angelo Coronel (PSD-BA). No dia seguinte, o Colégio de Presidentes contatou outros senadores durante reunião ordinária, a fim de sensibilizá-los quanto ao tema, e receberam apoio imediato. Simultaneamente, Joel Krüger, mobilizou outros conselhos profissionais que também eram afetados pela MP e participou de audiência com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). 

No começo de julho, o sistema profissional já contava com apoio de diversos senadores, que apresentavam em massa as emendas supressivas. No início de agosto, o Confea elaborou duas notas técnicas – uma para cada artigo que comprometia a atuação profissional – para subsidiar o relator da matéria no Senado, Irajá Abreu (PSD-TO), que, em seguida, sinalizou que acataria a alterações. O diálogo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também gerou resultados positivos e fez com que ele revisse, num primeiro momento, as matérias que foram incluídas de maneira inapropriada na MP. 

No retorno do texto à Câmara dos Deputados, o relator Marco Bertaiolli (PSD-SP) rejeitou as mudanças aprovadas no Senado. Mas, após acordo, os deputados aprovaram um destaque apresentado pelo PT e pelo PCdoB, que havia sido solicitado pelo Confea. Foi suprimido, então, o trecho que revogava a Lei 4.950-A. E mesmo sem ter um destaque em relação ao artigo 37, dispensando a ART de instalações elétricas de até 140 kVA, o governo também fez o acordo pelo veto presidencial, atendendo ao pleito do Conselho. 

 AÇÕES DO CREA-PE

O Conselho Regional garantiu o apoio dos senadores pernambucanos Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos e mobilizou entidades ligadas ao Sistema Confea/Crea do Estado para articular uma estratégia de ação conjunta contra a aprovação da Medida Provisória (MP). No dia 28 de junho, o presidente Adriano Lucena publicou uma carta aberta à sociedade sobre o posicionamento oficial do órgão perante a questão.

Essas e outras iniciativas estão apresentadas nesta página no site oficial do Crea-PE, criada especialmente para o assunto. O endereço é atualizado periodicamente com informações respeito da tramitação da MP.

Skip to content