Crea-PE

Workshop orienta profissionais na solicitação de CATs e ARTs

Evento foi uma parceria entre Crea-PE e Sinduscon-PE, realizado na quarta-feira (25), no auditório do sindicato

Sessenta por cento das devoluções das Certidões de Acervo Técnico (CATs) são por falta de orientação. Ajuste que pode ser feito com informações direcionadas aos profissionais que solicitam tanto as CATs quanto as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Exatamente para viabilizar e facilitar essas orientações, o Crea-PE e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) realizaram na quarta-feira (25) o Workshop Técnico sobre ARTs e CATs.

Na realização do evento, o Crea-PE entrou com o corpo técnico e a realização das palestras ficou a cargo da coordenadora da área de acervo e ART, Maristela Portela, e dos engenheiros Thiago Gomes, Liliana Ramos e Arlindo Neto. Já o Sinduscon, além de viabilizar o espaço, estimulou seus associados a participarem. Tanto que a plateia, em torno de 20 pessoas, respeitando o distanciamento necessário, era composta na sua maioria por profissionais ligados a construtoras.

O engenheiro civil Dilermando Cristino, que participou do workshop, confirmou que o processo de preenchimento de uma ART é bem complexo. “Muitas vezes eu prefiro ir ao Crea tirar as dúvidas”, confessou, afirmando que a iniciativa para orientações aos profissionais foi uma excelente ideia.

Quem também aprovou a iniciativa foi Suellem de Arruda Almeida, especialista em gestão estratégica de negócios. Ela é analista de contratos em uma construtora, responsável pela solicitação de CATs e ARTs. Suellem apontou mudanças no processo que vêm gerando dúvidas e participar do workshop foi uma oportunidade de esclarecer seus questionamentos.

A ART é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea. Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional. Já a CAT, é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a ART pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.

O superintendente do Crea, Nielsen Christianni, destacou que essa parceria com Sinduscon é uma oportunidade de contribuir para reduzir os entraves por meio de orientações que o Crea tem prestado aos profissionais que solicitam esses serviços. “O treinamento nos permite ambientar as empresas na melhor execução dessas solicitações com o Crea, evitando um número alto de devoluções em função das desinformações no preenchimento desses documentos”, atestou Christianni.

Ele ainda destacou que parcerias como esta fazem parte da campanha Erro Zero, lançada pelo Crea em junho de 2021. Uma série de ações foi implementada para beneficiar engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências. Entre elas, a redução do prazo para emissão das CATs, além da intensificação nas orientações de preenchimento destes documentos para reduzir o número de devoluções, passando por outros benefícios.

O presidente do Sinduscon, Érico Furtado, lembrou que, quando o presidente do Crea, Adriano Lucena, assumiu a gestão, foi feita uma visita de cortesia para sinalizar que a entidade estava totalmente aberta para parcerias com o Crea-PE. “Fomos muito bem atendidos pelo atual presidente, que prontamente estreitou os laços entre as duas entidades e montamos uma série de parcerias. Essa é a primeira a ser concretizada, com o treinamento e capacitação dos usuários do sistema de ART e CAT”.

Entre as próximas parcerias com as entidades, há um movimento de valorização da engenharia como um todo. “Estamos fazendo um movimento com várias universidades, o Crea, Ademi, Sinduscon. Estamos unidos para fortalecer a engenharia no nosso Estado. Valorizar cada uma, trazer orientação e diálogo aos profissionais”, destacou Furtado.

Reforçando a parceria entre as entidades na valorização da categoria, Nielsen afirmou que “a engenharia é composta por diversas entidades, diversas empresas, tendo a ação estratégica de buscar a integração desses setores para fortalecer as ações da própria engenharia no Estado”.

 

Pular para o conteúdo