GT Haiti discute parcerias e planos para 2011

A formação de parcerias, a realização de eventos e a continuidade dos trabalhos em 2011 foram alguns dos principais itens discutidos pelo Grupo de Trabalho Haiti, que realizou sua 6ª reunião ontem (13), na sede do Confea. No início da tarde o grupo realizou uma visita à Agefis (Agência de Fiscalização do Distrito Federal) e discutiu uma parceria para desenvolver uma capacitação na área de fiscalização de obras em Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Outro assunto discutido foi a organização de um workshop, previsto para ser realizado entre os dias 28 de março e 1° de abril, no Paraná, para discutir a organização profissional do Haiti e a criação de um colégio de engenheiros no país. Para isso, um grupo de haitianos virá ao Brasil para participar do evento.

Para o coordenador do grupo, conselheiro federal Kleber dos Santos, a meta traçada para o ano de 2010 foi alcançada. “O GT cumpriu seu objetivo, que foi o de estudar um plano de reconstrução do Haiti, e agora vamos participar da aplicação do plano”, afirma.

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelo GT em 2010, a aprovação da proposta de encaminhamento do relatório final do grupo e a discussão da programação do Calendário e do Plano de Trabalho para o ano de 2011 também estavam entre os itens da pauta.

Na avaliação do coordenador adjunto do GT, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, “como última do ano, a reunião foi muito produtiva e apontou a consolidação do GT dentro de novos objetivos de ajuda e cooperação técnica no Haiti”.

Segundo ele, o objetivo é que a continuidade do GT represente a conquista de novas ações em favor do Haiti. “A expectativa é de consolidarmos, em 2011, todas as ações previstas este ano e o encontro em Foz do Iguaçu, o qual representa a conclusão da primeira etapa do objetivo determinado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Em seguida pretendemos iniciar uma nova fase, a de capacitação de profissionais haitianos”, conta. “Essa é uma proposta de grande interesse da ABC dentro do processo de ajuda que o Confea vem proporcionando enquanto parte da contribuição que o governo brasileiro vem prestando ao Haiti”, completa.

* Evelin Campos da Assessoria de Comunicação do Confea