Homenagem ao Dia do Engenheiro Ambiental abordará a importância da profissão nas obras e serviços

Tratar das questões relativas à importância dos profissionais da Engenharia Ambiental é, segundo o presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBESAPE), Rodolfo Alves, o objetivo do evento que será realizado na próxima segunda-feira (1º de fevereiro) para celebrar o Dia do Engenheiro Ambiental, data comemorada no dia 31 de janeiro.
O encontro terá a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena. Em função da pandemia do novo coronavírus, o evento será virtual e transmitido ao vivo pelas redes sociais da AEAMBS/PE. No Facebook e Instagram pelo mesmo endereço: @AEAMBSPE.

A iniciativa tem apoio do Crea-PE, da Mútua-PE, do Crea-Jr/PE, da coordenadoria do curso da UFPE e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE). Rodolfo Alves fala com entusiasmo da conquista da entidade de classe no plenário do Crea-PE, condição que permite aos conselheiros, titular e suplente direito a voz e voto nas reuniões plenárias do Conselho.

Sobre a profissão e o mercado de trabalho, Rodolfo Alves lembrou que é papel da associação promover encontros, reuniões e cursos tornando a profissão mais conhecida de órgãos, entidades e da sociedade de modo geral. “Apesar da importância da Engenharia Ambiental, não temos representação em fóruns que tratam de temas ambientais e ainda somos substituídos por profissionais de outras áreas”, avaliou Alves.

O engenheiro ambiental informou que a palestra será feita pela assistente de Saneamento que atua na gerência de Saneamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Rosangela Monteiro Gomes, a partir das 19h. O tema da palestra será a “Influência da Engenharia Ambiental para o Sanemento”.

FORTALECIMENTO DAS ENTIDADES

Na semana em que é comemorado o dia do Engenheiro Ambiental, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu na manhã dessa sexta-feira (29) o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas/Seção Pernambuco (Abes-PE), Sérgio Xávier. Para o engenheiro ambiental, a proximidade do conselho junto às entidades que compõe o sistema Confea-Crea é de fundamental importância para o fortalecimento da atividade.

“É muito importante ter ações para aproximar as entidades do Crea. Também é bom para as entidades contar com o Crea como um grande agregador. Essa troca pode fortalecer a todos”, destacou Sérgio Xavier.

Ainda de acordo com o presidente da Abes-PE, somente através do diálogo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco as entidades podem se tornar mais fortes e beneficiar os profissionais da área. “Com apoio do Crea, as entidades poderão ter mais fôlego para proporcionar mais benefícios e apoio a esses profissionais”, defendeu Sérgio Xavier.