Crea-PE

IBAPE-PE promove curso de Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística no Recife

Iniciativa acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, no bairro de Boa Viagem. Capacitação será ministrada pelo especialista Lutemberg Florencio

O ano de 2024 vai começar com tudo para os profissionais das engenharias que colocaram como meta se capacitar para as novas exigências do mercado de trabalho. O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (IBAPE-PE) vai realizar o curso de Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A iniciativa é voltada tanto para iniciantes quanto àqueles que desejam reciclar ou consolidar os conhecimentos sobre a temática. A formação conta com o apoio institucional do Crea-PE.

Durante os três dias de qualificação, os engenheiros vão aprender a elaborar laudo com base no método comparativo direto de dados do mercado, o mais utilizado para avaliação de bens, a partir do modelo de regressão linear. Este modelo está previsto na Norma Brasileira 14653 e controla a avaliação de imóveis no país.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição no site do Sympla (www.sympla.com.br). Profissionais registrados e adimplentes ao Crea-PE terão desconto de 20% sobre o valor da inscrição.

O conteúdo do curso vai apresentar de forma descomplicada os fundamentos teóricos do uso da inferência estatística na engenharia de avaliações e como promover análises estatísticas complementares no Programa R, a exemplo do teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Além disso, os profissionais serão capacitados para aprender como utilizar a memória de cálculo de avaliação no Excel ou em um software comercial específico, com licença de uso gratuita por 30 dias.

Ao final, os engenheiros serão capazes de realizar pesquisas de dados imobiliários, entender o fenômeno de formação dos preços dos imóveis, as principais variáveis influenciadoras e montar modelos simples de avaliação usando o aplicativo SISDEA.

O curso será ministrado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (Sobrea), Lutemberg Florencio, que é doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco. A iniciativa possui carga horária de 24h/aula, sendo 20 horas presenciais e quatro horas on-line (ao vivo). Na sexta-feira, a qualificação será ministrada das 18h às 22h e no sábado e domingo, das 8h às 18h.

Pular para o conteúdo