Crea-PE

Inicia hoje Seminário Pernambucano de Arborização Urbana

Começa, nesta quarta-feira (10/11), o 2º Seminário Pernambucano de Arborização Urbana, em Araripina, Sertão do Estado, sob a coordenação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O seminário, que será realizado na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra), seguirá até a próxima sexta-feira (12) com a proposta de ampliar as discussões sobre a arboricultura e promover o intercâmbio de informações técnicas, políticas e científicas sobre as questões arbóreas de diversas cidades do país. As inscrições são gratuitas.
 
O seminário ainda tem a proposta de debater o papel do homem como agente indutor da modificação da postura ambiental e a sua função de caráter permanente na preservação ambiental. Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população como a proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, sombreamento, ambientação dos pássaros, entre outras benfeitorias. “A falta de planejamento urbano acarreta em impactos ambientais graves. A vegetação bem cuidada é muito importante para a melhoria da qualidade de vida dos grandes centros urbanos. É essa questão que queremos levantar, criando ações efetivas para um futuro próximo”, diz José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE.
 
Na programação do seminário, estão previstas palestras com profissionais de destaque no cenário nacional como o arquiteto e professor da Universidade da Amazônia, Alexandre de Moraes Ferreira, e engenheira florestal Alessandra Cristina Velosa, da secretaria de Meio Ambiente de Macaé/RJ. Veja abaixo a programação completa do evento.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Quarta-feira – 10 de novembro de 2010
 
19h30 – Cerimônia de Abertura, Luiz Wilson Ulisses Sampaio, Prefeito do Município de Araripina, Eng. Agron. José de Sousa Costa Filho, Secretária de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente de Araripina e Eng. José Mário de Araújo Cavalcanti, Presidente do CREA-PE
 
20h00 – Palestra Magistral ‘’A Importância e Participação da SBAU no contexto da Arboricultura Urbana’’ – Eng. Agron. Prof. e Msc José Ricardo Martins da Silva, Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU.
 
20h40 – Palestra Institucional da Mútua – Arq. Henrique Lins
 
21h00 – Coquetel
 
Quinta-feira – 11 de novembro de 2010
 
08h00 – Credenciamento
 
08h30 – Palestra ‘’Programa Pernambuco Verde’’ – Adv. Hélvio Pólito Lopes Filho, Secretário da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da SECTMA.
 
09h20 – Palestra ‘’Arborização Urbana e Biodiversidade’’ – Eng. Agron. Prof. Msc José Ricardo Martins da Silva, Presidente da SBAU.
 
10h10 – Coffee Break
 
10h30 – Palestra ‘’Manejo das Árvores Urbanas’’ – Eng. Agron. Tadeu Viana de Pontes, Diretor de Gestão da SBAU e Coordenador Adjunto da CPMA-PE.
 
11h30 – Debate
 
12h00 – Almoço – Livre
 
14h30 – Palestra ‘’A Inserção da Arborização na Revitalização do Paisagismo Urbano’’ – Eng. Arq. Prof. e Msc Alexandre de Moraes Ferreira, Universidade da Amazônia – UNAMA
 
15h20 – Palestra ‘’Padrôes da Acessibilidade em Arborização Urbana’’ – Eng. Civil Eduardo A. Barbosa de Moraes, Gerente Regional da ABCP
 
16h10 – Coffee Break
 
16h30 – Palestra ‘’Licenciamento Ambiental e Arborização Urbana – Políticas Públicas de Gestão Ambiental’’ – Eng. Ftal Alessandra Cristina Veloso, Secretaria de Meio Ambiente do Município de Macaé-RJ.
 
17h30 – Debate
 
18h00 – Jantar – Livre
 
Sexta-feira – 12 de novembro de 2010
 
08h30 – Palestra ‘’Plantas Nativas da Chapada e Exóticas Adaptadas à Arborização Urbana’’ – Eng. Agron. e Msc Francisco William Brito Bezerra.
 
09h20 – Palestra ‘’Estudo de Impactos Ambientais/Recuperação de Áreas Degradadas’’ – Eng. de Pesca Renaldo Tenório de Moura, Gerente da Divisão de Meio Ambiente e Apoio a Gestão e Eng. Ftal Paulo Roberto Mendes Belchior, Chefe da Divisão de Meio Ambiente de Geração – CHESF.
 
10h10 – Coffee Break
 
10h30 – Palestra ‘’Caracterização Dendrológica de Espécies da Caatinga com Potencial Paisagístico’’ – Eng. Ftal. Profª. Drª Ana Lícia Patriota Feliciano, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
 
11h30 – Debate
 
12h00 – Carta de Araripina
 
12h30 – Encerramento
 
13h00 – Almoço – Livre
 
Vanessa Bahé
ASC Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo