Inscrições abertas para o curso de Geoprocessamento e Georeferenciamento

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação Lato Sensu de Geoprocessamento e georeferenciamento promovido pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e o Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos (Inbec), com o apoio do Instituto Pernambucano de Avaliação e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ipeape). As aulas serão ministradas no auditório do Hotel Jangadeiro, no Recife.

O curso de Especialização em Geoprocessamento e Georeferenciamento tem por objetivo desenvolver habilidades e fornecer conhecimentos que permitam analisar e implementar estratégias na área do Cadastro com Geoprocessamento. O curso prevê a formação de profissionais que possam atuar na coleta de dados cadastrais e produção de mapas temáticos

A especialização é voltada para engenheiros, arquitetos, agrônomos, agrimensores, geógrafos, geólogos e demais profissionais tecnólogos e graduados que queiram trabalhar com Geoporcessamento e Georeferenciamento.

O curso terá duração de 21 meses. As mensalidades custam R$ 555,00, entretanto, se o aluno pagar até o dia 10 de cada mês será concedido um desconto de R$ 100,00, ficando a mensalidade no valor total de R$ 455,00. No ato da matrícula, o interessado pagará R$ 250,00. As aulas ocorrerão um final de semana por mês, sendo realizadas nas sextas-feiras à noite, sábados e domingos. As inscrições devem ser feitas através do site www.inbec.com.br ou na Rua Ribeiro de Brito, 554 sala 304 Boa Viagem. Mais  informações ligar 3052 – 4344/ 3036 – 6966/ 8707-2856.

Abaixo a lista com as disciplinas que integram o conteúdo do curso:

AJUSTAMENTO DAS OBSERVAÇÕES – 40H
AQUISIÇÃO DE DADOS ESPACIAIS – 40H
CADASTRO – 40H
CARTOGRAFIA – 40H
CARTOGRAFIA DIGITAL – 20H
CARTOGRAFIA TEMÁTICA – 40H
GEODÉSIA PARA GEOREFERENCIAMENTO – 40H
GEOESTATÍSTICA E REGRESSÃO ESPACIAL – 40H
METODOLOGIA DE PESQUISA – 20H
TOPOGRAFIA PARA CADASTRO – 40H
SIG – 40H
MODELAGEM DE DADOS – 20H

Professores e Conferencistas

PD. Sc. JOSIMAR RIBEIRO DE ALMEIDA – Pós Doutorado em Engenharia Ambiental pela UFRJ, Pós Doutorado em Tecnologia Ambiental – USP, Pós-Doutorado em Saúde Ambiental pela FIOCRUZ, Doutor em Engenharia Florestal – UFPR, Mestre em Ciências Biológicas – UFRJ, Coordenador do Mestrado em Engenharia Ambiental da UFRJ e Pesquisador do IPEN/USP, Auditor Ambiental Líder – INMETRO/RAC, Perito Ambiental Sênior – MPF/ABPG, Professor da Escola de Engenharia (UFRJ) e coordenador do NASA/UFRJ.

D. Sc. LUCILENE ANTUNESCORREIA MARQUES DE SÁ – Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, no Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Doutora em Transportes – USP – Escola de Engenharia de São Carlos, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheira Cartografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

D. Sc. RUBENS DANTAS – Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Engenharia de Avaliação pela USP, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco.

D. Sc. SILVIO JACKS DOS ANJOS GARNÉS – Doutor em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, e Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

D. Sc. ANDREA FLÁVIA TENÓRIO CARNEIRO – Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal de Pernambuco, e. Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando nos cursos de Engenharia Cartográfica e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.

D. Sc. DANIEL CARNEIRO DA SILVA – Doutorado e Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, Especialização em Especialização em Fotogrametria, Especialização Em Planejamento de Transportes, e em Engenharia Biomédica. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.

D. Sc. JOSÉ LUIZ PORTUGAL – Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, Graduado em Oficial do Exército Brasileiro pela Academia Militar das Agulhas Negras, Bacharel em Administração pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, Graduado em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia.

D. Sc. PAULO MARCIO LEAL DE MENEZES – Engenharia de Geodésia e Topografia pelo Instituto Militar de Engenharia, graduação em Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negras, mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.