Crea-PE

Inspetor de Araripina fala sobre “Qualidade nas Construções” para cisterneiros

Araipina, 08 de julho de 2013

O Inspetor de Araripina, Evandro Alencar, representando o presidente José Mário, participou, no último dia 20, de um evento promovido pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), onde palestrou sobre “Qualidade nas Construções” para os cisterneiros, que são os construtores de cisternas de placas.

“Falei com os presentes sobre a importância da qualidade que se deve imprimir nas construções, independente do porte ou valor da obra, pois cada uma estará diretamente ligada ao padrão sócioeconômico de quem vai usufruir das cisternas”, explicou Evandro, que falou sobre os vícios de construção, que são fatores preponderantes na baixa qualidade das obras.

Debateu-se sobre a qualidade dos materiais empregados nas construções, tais como a areia e brita, que são insumos locais. Outro fato discutido foi a questão da salinização das jazidas de areia.  “Deixei bem clara a necessidade de mesmo nos pequenos serviços de engenharia como as cisternas de placas, eles contarem com o acompanhamento de um técnico habilitado e com a devida ART do serviço, para que se tenha uma garantia de qualidade e, quando for o caso, ter a quem cobrar uma reparação”, ressaltou o inspetor.

O encontro teve o objetivo de discutir as estratégias de convivência com o Semiárido, a partir da ação de pedreiros/as que trabalham na construção de tecnologias sociais no território. “A ideia partiu da necessidade da ASA-PE debater os processos sociais e metodológicos vivenciados pelos cisterneiros e cisterneiras, nos programas que a Articulação vem executando no estado”, explicou o coordenador de Programas no Chapada, Edésio Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content