José Mário apresenta agenda parlamentar do Sistema a deputados federais e estaduais

Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, recebeu, em um café da manhã no Recife Praia Hotel, no Pina, os deputados federais Luciana Santos (PCdoB) e João Paulo Lima e Silva (PT), e os assessores parlamentar Leonardo Medeiros, da deputada estadual Teresa Leitão (PT), e Francisco Pedrosa, do deputado estadual Ricardo Costa (PTC). O objetivo do encontro foi a sensibilização dos parlamentares com relação aos projetos de lei de interesse do Sistema Confea/Crea/Mútua.

José Mário entregou um documento contendo informações acerca dos projetos de lei que tramitam no senado, chamando a atenção para a importância dos dispositivos legais que tratam de licitações, das obras públicas inacabadas, da criminalização do exercício ilegal da profissão entre outros.

Com relação à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), José Mário esclareceu que, embora considere legítimo o direito da categoria, é favorável ao veto do artigo nº 58, da lei de criação do órgão. “O artigo se refere à cessão de parte do patrimônio dos Creas ao novo Conselho”, explicou o presidente. Os parlamentares prometeram ficar atentos aos projetos e colaborar na votação.

Essa iniciativa foi uma continuidade de um trabalho que é feito anualmente pelos presidentes dos 27 Creas do País e do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) que, acompanhados por diretores e assessores, visitam, durante todo o dia, os gabinetes dos deputados e senadores dos seus estados pedindo empenho e celeridade na votação dos projetos de lei que estão em tramitação nas instâncias legislativas. O encontro desta segunda foi realizado para contemplar os parlamentares que não estavam em seus respectivos gabinetes, em Brasília, na última ação parlamentar, realizada no dia 23 de fevereiro.

Também estavam presentes no encontro o presidente da Câmara Municipal, o vereador Jurandi Liberal (PT), o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, o diretor do Sindicato dos Engenheiros (Senge-PE), Gaio Camanducaia, o 1º vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim, e o diretor do Crea-PE, Alexandre Krause.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE