José Mário participa de reuniões com delegação internacional

Durante o dia de ontem (23), o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou de duas reuniões com a delegacao internacional que está participando da Soeaa. A primeira, foi durante o almoco, quando o grupo, por sugestão do presidente do Conselho Federal, Marcos Túlio de Melo, se reuniu para tratar de assuntos relativos ao Movimento Pensar as Américas.

A ideia é aproveitar os encontros decorrentes do Congresso Mundial de Engenheiros, em outubro de 2010, na Argentina, para lançar o Movimento Pensar a Argentina e, ainda na mesma incursão, propor também o lançamento do Projeto Pensar o Paraguai.

O encontro serviu ainda, para comunicar a realização do primeiro workshop de Reconstrução do Haiti, previsto para acontecer em novembro de 2010, com a participação dos membros da diretoria da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi) e representantes de organizações internacionais de Arquitetura e Engenharia do Continente Panamericano.

A segunda reunião foi com o presidente Marcos Túlio, para tratar do documento que será entregue aos candidatos à presidência da República, onde são pontuados assuntos relativos à energia, transporte, habitação, espaço rural, meio ambiente, mobilidade urbana, pré-sal e outros temas ligados às profissões da área tecnológica. O presidente federal falou ainda sobre a a necessidade das organizações que fazem parte da Upadi estruturarem os seus projetos de Nação para que, em seguida esses projetos possam se integrar, como propõe o Movimento Pensar as Américas.

Presentes nas reunioes: Maria Prieto-Laffargue (presidenta da Federação Mundial de Organizações de Engenharia – FMOI); Julio Salgado (representante da União Pan-americana de Associações de Engenheiros – Upadi de Cuba); Barry Grear (ex-presidente da FMOI); Maria Tereza Pino (coordenadora da CIAM Paraguai); Alejandra Marchesonio (coordenadora-adjunta da CIAM Uruguai); Carlos Contreiras (representante da Upadi – Costa Rica); José Clemerson (conselheiro federal) e Telamon Barbosa (presidente do Crea-AM).

Dilma Moura de Cuiabá (MT)

ASC do Crea-PE