Memorial da Engenharia é fundado em solenidade festiva

O dia de hoje deverá ser lembrado por muitas gerações como um marco para a Engenharia pernambucana. Numa Assembleia de Fundação, realizada esta manhã (04), no prédio onde funcionou a antiga Escola de Engenharia de Pernambuco, na Rua do Hospício, nº 371, aproximadamente uma centena de engenheiros, arquitetos, Agrônomos e profissionais das demais categorias participaram da solenidade de fundação do Memorial da Engenharia em Pernambuco.

Seguindo as propostas da pauta do encontro, foi fundada por aclamação a Associação do Memorial da Engenharia em Pernambuco; aprovado, por unanimidade, o Estatuto da entidade profissional e; realizada a eleição e posse da diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou da solenidade e foi lembrado como grande apoiador da iniciativa. Na oportunidade, José Mário parabenizou a todos os idealizadores da entidade, em especial ao engenheiro e amigo, Maurício Pina. “Temos convicção de que o Memorial da Engenharia se constitui em mais uma entidade de nossa categoria com aspectos muito mais interessantes, uma vez que fará todo o resgate histórico da memória da Engenharia no Estado de Pernambuco”, disse o presidente.

Ainda com a palavra, diante de renomados professores das escolas de formação de engenheiros, José Mário propôs que o Memorial incluísse como uma das suas missões, a criação de uma universidade aberta para extensão, capacitação e qualificação dos profissionais da área tecnológica. A proposta, segundo o presidente do Crea-PE, foi acolhida para apreciação, inclusive, pelo reitor eleito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro

De acordo com a vontade dos presentes à Assembleia, que serão registrados como sócios fundadores, o presidente da Comissão Pro-fundação do Memorial da Engenharia em Pernambuco, engenheiro civil Maurício Pina, foi eleito presidente da Associação. “É com satisfação que recebemos a notícia da escolha do nosso nome para presidir essa entidade. Ainda pequeno olhava este prédio e pensava: um dia estudarei aí. Infelizmente, quando passamos no vestibular, o curso já não era ministrado neste prédio, mas o destino assim quis e hoje, este majestoso prédio se constitui de fato como a casa da Engenharia de Pernambuco”, comemorou o presidente da nova entidade.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE