Memorial da Engenharia inicia homenagens ao Dia do Engenheiro

Aconteceu na manhã de hoje (22), a primeira solenidade festiva em comemoração ao Dia do Engenheiro, promovida pelo Memorial da Engenharia. O evento festivo, que contou com a participação de diversos representantes de segmentos das áreas tecnológicas e de educação do Estado, teve a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti na composição da mesa diretora.

Na programação desta manhã foi feita a recolocação do busto original do professor Moraes Rêgo, no prédio da antiga Escola de Engenharia de Pernambuco, na Rua do Hospício, atual sede do Memorial. A homenagem foi prestigiada por familiares do professor.

Nos Degraus da Rua do Hospício 2, foi o título do livro lançado no evento, pelo professor Roldão Gomes Filho. A obra nasceu da lembrança dos degraus da Rua do Hospício, sob forma de crônicas e fatos pitorescos que caracterizaram a cultura do Recife no século passado, tendo como pano de fundo a Escola de Engenharia de Pernambuco.

A última participação do evento desta manhã foi do engenheiro Marcos Magalhães que realizou palestra sobre “A Educação e a Tecnologia na Construção de Um Mundo Melhor”. Com informações acerca do trabalho que há anos desenvolve, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino no País, e com dados não muito animadores sobre o desempenho escolar dos brasileiros, a exemplo da pesquisa que indicou que o ensino na rede municipal do Recife é a segundo pior do País, atrás apenas do de Maceió, o palestrante concluiu sua participação revelando que acredita verdadeiramente que “com bons profissionais, tempo e boa infraestrutura escolar é possível transformar essa realidade”, assegurou.

Seguindo o cronograma de eventos, no dia 11 de dezembro, às 7h, os profissionais do Sistema estão convidados a participar da 2ª Caminhada do Engenheiro, partindo do prédio do Centro de Tecnologia e Geociência da Escola de Engenharia de Pernambuco, na Cidade Universitária. O percurso da caminhada terá 10,3 quilômetros com chegada prevista para as 9h.

E para concluir as comemorações, no dia 16 de dezembro, às 8h, haverá a aposição da placa do Jubileu de Ouro da turma de 1961 da Escola de Engenharia de Pernambuco, na sede do Memorial da Engenharia em Pernambuco.

Compuseram a mesa diretora do evento, o presidente do Memorial da Engenharia, engenheiro Maurício Pina, o diretor do Centro de Tecnologia e Geociência da Escola de Engenharia de Pernambuco, professor Edmilson Lima, o presidente do Conselho Deliberativo do Memorial da Engenharia, professor Mário Antonino e o engenheiro Alexandre de Moraes Rêgo.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE