Nas Comemorações da Semana do Meio Ambiente Crea-PE apoia capacitação para catadores

No próximo sábado (16), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realiza mais um evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Desta vez o Conselho abrirá seu auditório, das 8h às 17h, para receber catadores que participarão da Aula Inaugural do curso Cataforte – 1 que faz parte do projeto “Fortalecimento do Associativismo e do Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis: Formação para a Autogestão e Assistência Técnica do Estado de Pernambuco”. A ação é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores, com promoção do Ministério do Trabalho e Emprego e da Fundação do Banco do Brasil.

O projeto tem como objetivo capacitar 250 catadores de vários municípios e de várias comunidades entre as quais, Recife, Moreno, Jaboatão dos Guarararapes, Ipojuca, Rio Formoso, Olinda, Sairé, Arcoverde, Itapissuma, Itamaracá, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e São Lourenço da Mata, de modo que possam saber como se da o processo de preparação para a criação de cooperativas e associações de trabalho, passando pela gestão administrativa, financeira e contábil dos empreendimentos, além do aprofundamento em questões relacionadas à coleta seletiva, além de um módulo, que ocorrerá paralelamente, onde serão ensinadas as noções de informática.

De acordo com Lúcia Barbosa, que integra o grupo que coordena o projeto, os alunos terão seis módulos com 16 horas/aula. Os primeiros contemplados serão 60 catadores do Recife e do município de Moreno que, divididos em duas turmas de 35 alunos, assistirão aos seis módulos, nas instalações ocupadas pela Prefeitura do Recife, no antigo Colégio Nóbrega. Ela explica que, de 16 de junho a 21 de julho, o grupo terá aulas aos sábados e quintas-feiras e que no término de cada módulo, por estarem sem exercer suas atividades laborais, os alunos receberão uma cesta básica. Ainda segundo Lúcia Barbosa, o módulo destinado ao ensino dos conceitos de informática será oferecido a todos, sendo ministrado com maior aprofundamento para àqueles que tiverem melhor desempenho e demonstrarem maior habilidade para a matéria.

No mesmo período, outros 30 catadores de Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Abreu e Lima também estarão, em Igarassu, em sala de aula. Com relação aos demais municípios incluídos no projeto, ela explica que deverão ser capacitados até o dia 11 de novembro de 2012, quando haverá uma avaliação da primeira fase para se discutir a viabilidade da realização do Cataforte – 2, que terá os mesmos participantes, agora envolvidos em conhecer equipamentos utilizados no trabalho de reciclagem.

Ainda de acordo com Lúcia Barbosa, o projeto que conta também com a coordenação de Bertrand Alencar e Socorro Souza, tem ao todo nove instrutores.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE