O planejamento urbano da RMR é tema do Crea Convida desta terça-feira (04)

O Crea Convida, projeto semanal de lives do Crea-PE, traz hoje palestra com o presidente da Ademi e do Movimento Pró-Pernambuco, Avelar Loureiro Filho

O Crea Convida desta terça-feira (04) vai discutir a importância do planejamento urbano para o crescimento ordenado e inclusivo da Região Metropolitana do Recife (RMR), com todos os desafios impostos por uma cidade metrópole que abriga mais de quatro milhões de habitantes. No eixo central do debate, vão ser discutidos temas como o planejamento metropolitano, as novas centralidades, a regularização fundiária, a governança metropolitana e a mobilidade.

O tema será apresentado pelo engenheiro civil, presidente da Ademi e do Movimento Pró-Pernambuco, Avelar Loureiro Filho. Ele defende um planejamento metropolitano, que inclua a discussão do Plano Diretor de todas cidades da RMR, de forma a orientar o crescimento ordenado, incentivando o desenvolvimento de novas centralidades.

A discussão dos diferentes modais também será um dos temas da palestra, uma vez que é preciso adequar a oferta de mobilidade, de acordo com as necessidades da população. Pequenas, médias e grandes distâncias exigem, cada uma, um planejamento e uma oferta específica de mobilidade. A ideia é que o planejamento metropolitano contemple ações de curto, médio e longo prazos.

O encontro virtual terá como debatedor o arquiteto e filósofo César Barros Atikum, que tem larga experiência em participação de projetos de ordenamento urbano, como a elaboração de Planos Diretores.

O Crea Convida, como sempre, está marcado para as 19h e será transmitido no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE. Esperamos por vocês. Não percam.