Crea-PE

Palestra sobre Resíduos Sólidos de Serviços Saúde no auditório do Crea-PE

O evento, que faz parte do programa Crea Qualifica, é coordenado pela Engenheira Química Natália Santana

 

O auditório Crea-PE sedia, na próxima quinta-feira (18), às 18h30, palestra com a Engenheira Química Natália Santana, especialista em resíduos sólidos de serviços de saúde, os RSS. O encontro é parte do programa Crea Qualifica, que impulsiona formações e capacitações de profissionais ligados ao Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. Entre os temas tratados na palestra, identificação dos RSS, contextualização do problema e sua evolução no Brasil, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), tipos de tratamento, classificação e principais erros ligados ao assunto. 

“Muitas pessoas já entendem que os resíduos dos serviços de saúde desencadeiam problemas sérios e que precisam ser enfrentados pelo perigo que representam. Eles têm um potencial de disseminação de doenças, de intoxicação do meio ambiente. Apesar da compreensão da dimensão do problema, a maioria dos profissionais e a sociedade acabam negligenciando as questões associadas a ele. Então, sofremos os impactos diretos na nossa saúde por conta disso”, avalia Natália Santana. 

A legislação em vigor não permite a reciclagem de RSS infectantes, mesmo depois de tratados. Daí a importância de se identificar, transportar, segregar e descartar corretamente esses resíduos contaminantes. “A base desses problemas é justamente a falta de informação. Os engenheiros são profissionais qualificados para atuar na gestão de resíduos dos serviços de saúde, junto com outros profissionais – ele é o responsável, por exemplo, pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde. E, quando não há essa compreensão, são geradas ações negativas, que acabam por causar acidentes e disseminar doenças como Aids e hepatite, por exemplo”, afirma a Engenheira Química. 

Ela também chama a atenção para um erro comum: “Em geral, as pessoas acreditam que os resíduos dos serviços de saúde se restringem àqueles gerados em hospitais. Mas há diversos locais onde são produzidos resíduos contaminantes, que precisam se adequar ao gerenciamento e manejo indispensáveis, regulados por legislação específica”, defende Natália. “É importante que o profissional de engenharia entenda a dimensão e a importância do problema para poder se especializar e se capacitar no gerenciamento de resíduos da saúde e na prevenção dos problemas.” 

A palestra com a Engenheira Química Natália Santana é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia no link: https://forms.gle/96QZm1ZvQM21a7wT6

 

Pular para o conteúdo