Parceria pela valorização da cultura pernambucana

Crea-PE, Fundação Gilberto Freyre, Confea e Copergás se unem em projeto de releitura moderna de obra do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, já cantava o baiano Raul Seixas. O projeto “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, publicação que trará a obra do ilustre sociólogo pernambucano Gilberto Freyre é o resultado de um sonho conjunto do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e da Fundação Gilberto Freyre.

A concretização deste projeto contou com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). “Manter a política de patrocínio é valorizar ações que contribuam para o regular exercício profissional e o desenvolvimento de atividades da área, visando, sobretudo, a salvaguardar a população brasileira”, atesta o presidente do Confea, Joel Krüger.

“Gilberto Freyre era um gênio, como ele próprio se definia. É com satisfação de pernambucano e brasileiro que nos engajamos na iniciativa de levar a obra dele para um público mais amplo”, avalia o presidente da Copergás, André Campos.

“Gilberto Freyre foi um autor à frente de seu tempo e trouxe, já na década de 30, uma preocupação ambiental muito forte na sua obra ‘Nordeste’. A publicação ‘Nordeste em Quadrinhos’ traz a possibilidade de ter o leitor preocupado com a temática ambiental desde a sua juventude, público-alvo das HQs”, destaca o presidente da FGF, Fernando Freyre Filho, observando: “Daí a importância de termos esse tema sendo trabalhado pelo Crea, cujas produções têm sua temáticas relacionadas ao meio ambiente.”

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, a obra traz uma releitura com a alma da cultura pernambucana, numa linguagem acessível. “No traço e no texto desta publicação, o talento de artistas que respiram e reproduzem em suas obras o Nordeste, com suas particularidades, riquezas e cenários diferenciados”, pontua Lucena.

O Nordeste em quadrinhos será lançado na próxima quarta-feira (7), às 17h, na Fundação Gilberto Freyre.