Crea-PE

Presidente do Crea-PE participa de debate sobre a Transnordestina na Assembleia Legislativa

Reunião foi convocada pela Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina para discutir os impactos econômicos da exclusão do ramal Salgueiro-Suape e alternativas para implementação do projeto

 

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena (@adrianoalucena), participou na manhã desta segunda-feira (08) de um debate convocado pela Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina para discutir os impactos econômicos da exclusão do ramal Salgueiro-Suape e possíveis alternativas para implementação do projeto. A reunião, presidida pelo deputado João Paulo (@joaopaulopt), aconteceu no plenarinho I do edifício Miguel Arraes da Assembleia Legislativa e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, que representou a governadora Raquel Lyra (@raquellyraoficial) na ocasião, respondendo assim pelo Governo de Pernambuco (@governope).

Na reunião, o secretário de Desenvolvimento respondeu a diversos questionamentos previamente elaborados pela Frente Parlamentar sobre contratos, condições atuais da ferrovia e o que está acontecendo no trecho Salgueiro-Suape e garantiu que o Governo de Pernambuco está empenhado em construir uma solução que atenda aos interesses do povo de Pernambuco, “mas principalmente que atenda a uma estratégia de País que, ao nosso entendimento, passa necessariamente por termos aqui uma Transordestina pujante e completa”, afirmou o secretário. Guilherme Cavalcanti disse, ainda, que todos os diálogos estabelecidos com o Governo Federal, até o momento, demonstram estar em sintonia com esse interesse.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, o momento requer uma mobilização conjunta para garantir a retomada do projeto, que benecificiará não somente Pernambuco, mas todo o Nordeste. “Não adianta ficarmos nos gabinetes, nós temos que estar na defesa da Transnordestina com cada um dos cidadãos, chamando pra junto e mostrando a importância desse projeto para toda a região Nordeste, pois além de Pernambuco, Piauí e Sergipe que se beneficiam de maneira direta, todos os outros estados do Nordeste se beneficiarão de forma indireta com ao escoamento de suas produções e o consequente barateamento dos produtos transportados por este modal, após a conclusão do trecho Salgueiro-Suape”, defendeu. Adriano fez, ainda, um aceno ao secretário e o deputado João Paulo para que nesse processo de retomada, os profissionais das engenharias, agronomia e geociências possam ser ainda mais valorizados.

Na próxima semana, a Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina convocará os senadores de Pernambuco para discutir o assunto. “Pernambuco todo entra nessa luta pela conquista da Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, para que a gente possa dar uma alavancada no desenvolvimento regional, escoar nossa produção, minérios e consequentemente fortalecer esse desenvolvimento de todo o Nordeste, pois sabemos o quanto as ferrovias estimularam o desenvolvimento no mundo inteiro”, afirmou o presidente da reunião, o deputado João Paulo.

Pular para o conteúdo