Presidente do CREA-PE participa de inauguração do maior parque eólico do Brasil na Chapada do Araripe

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Evandro Alencar e o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, participaram, juntamente com o governador do Estado, Paulo Câmara, empresários e lideranças, políticas na sexta-feira (09), na divisa entre os Estados de Pernambuco e do Piauí, da inauguração do Complexo Eólico Ventos do Araripe III, instalado no alto da Chapada do Araripe.

O empreendimento Ventos do Araripe III foi inaugurado com um investimento de R$ 1,8 bilhão da empresa de origem cearense Casa dos Ventos. Em solo pernambucano estão instalados cinco parques e 60 aerogeradores. No total, são 14 parques, totalizando 156 aerogeradores e uma potência instalada de cerca de 360 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências.

O presidente da Casa dos Ventos, Mário Araripe, disse que o Ventos do Araripe III, com 87 mil hectares, é o maior parque eólico do País. “Esse complexo não tem igual no Brasil e se assemelha a poucos no mundo”, disse o empresário.

“É um projeto que está totalmente conectado e dialogando com o futuro que a gente precisa. A energia eólica é a garantia de um meio ambiente limpo e é importante continuar nesse caminho, mostrando que é possível, mesmo em momentos difíceis, avançar com ideias inovadoras e que aproveitem a potencialidade de cada Estado”, disse o governador Paulo Câmara (PSB), durante a solenidade de inauguração. Ele também argumentou que o empreendimento vai dar mais sustentabilidade energética ao Estado.

Os 14 parques e 156 aerogeradores estão instalados em propriedades arrendadas de cerca de 70 famílias nas cidades de Araripina (em Pernambuco) e de Simões (no Piauí), que se tornaram parceiras da Casa dos Ventos. O modelo permite que os moradores recebam mensalmente uma quantia calculada a partir da energia gerada. Ao todo, mais de R$ 5 milhões serão pagos anualmente aos moradores locais pelo arrendamento.