Capa > Arquivo > Presidente do Crea-PE participa de reunião em Montevidéu

Presidente do Crea-PE participa de reunião em Montevidéu

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participa, desde ontem (28), de reuniões na União Panamericana de Engenharia (Upadi), em Montevidéu (Uruguai), para tratar do projeto “Movimento Pensar as Américas”. “Esse encontro tem o objetivo de pensarmos nas articulações necessárias para formatar o documento padrão que servirá de modelo para apresentação dos projetos nacionais específicos em cada país membro da Upadi, principalmente, aqueles integrantes da região Brasil-Cone Sul, formado pelos representantes das associações de engenheiros da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil”, explicou o presidente José Mário, que foi a convite da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae).

O encontro se estenderá até amanhã (30), na sede da Associación de Ingenieros de Uruguay (AIU), sob a coordenação do engenheiro Jorge Sptalnik, diretor vice-presidente da Upadi para a Região Brasil-Cone Sul. Nesta reunião, pretende-se concluir a estrutura do documento, devendo conter o elenco de projetos de desenvolvimento de cada país, principalmente, aqueles destinados à implantação e à ampliação da infraestrutura de transportes, de energia, de telecomunicações, de produção agrícola e de alimentos, de mineração, de gestão dos recursos hídricos, de proteção e preservação do meio-ambiente. Os projetos de interesses comuns entre os países receberão destaques, principalmente, aqueles vizinhos, os quais naturalmente se beneficiarão com a realização destes investimentos.

Poderão também ser inseridos temas que fundamentarão propostas importantes tais como aquelas que podem contribuir na facilitação dos mecanismos de implantação para a acreditação e mobilidade profissional. As entidades profissionais também discutirão sobre a forma de se contrapor à burocracia com o objetivo de garantir espaços e oportunidades aos profissionais de forma a atender às demandas de serviços em qualquer local do território Sul-americano.

Outro tema igualmente importante nas discussões foi a criação da rede Pan-americana de monitoramento, prevenção e ajuda em defesa da população contra os desastres naturais. “Os profissionais das engenharias e demais profissões tecnológicas têm papel precioso e relevante no apoio técnico e na ajuda aos governos atingidos por catástrofes naturais. Através das brigadas internacionais de ajuda e apoio técnico, os profissionais voluntários se dispõem a participar e colaborar, com conhecimentos e ideias, em qualquer lugar das Américas, a fim de minimizar o sofrimento das populações atingidas e garantir conforto e bem-estar com os seus préstimos”, destacou José Mário.

Na opinião do presidente, “esta missão é uma oportunidade ímpar. Está participando da construção de um projeto, dentro de um movimento de conteúdo emancipador e de caráter internacionalista, é muito realizador, vez que o Crea-PE é um dos idealizadores e protagonistas deste processo amplo, agregador e extremamente conceituado no âmbito internacional. Estamos orgulhosos e envaidecidos com a distinção de representar o Brasil em mais este encontro. Energia, propostas e novas ideias não faltarão enquanto estivermos disponíveis”, finalizou o presidente.

 

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates