Home > Arquivo > Presidente do Crea-PE participa de solenidade de posse do reitor da UPE

Presidente do Crea-PE participa de solenidade de posse do reitor da UPE

O presidente do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou, na manhã desta terça-feira (04) da solenidade de recondução do professor Carlos Calado ao cargo de reitor e da posse do professor Rivaldo Mendes no cargo de vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM), em Santo Amaro, e contou com a participação de autoridades como o governador do Estado, Eduardo Campos; os secretários estaduais de Educação, Anderson Gomes, e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Marcelino Granja; o secretário de Educação da Prefeitura do Recife, Cláudio Duarte; os reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins, e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pe. Pedro Rubens; e o representante do Conselho Estadual de Educação, Fernando Gonçalves.

 
Com o auditório lotado, o reitor Carlos Calado discursou para o público que prestigiou a cerimônia de posse. Falou sobre o desafio da continuidade, mas ressaltou que tinha a visão de que este é o primeiro ano de um novo mandato. “Vamos desarmar os espíritos para que todos remem para o mesmo lado, o do fortalecimento da instituição”, comentou sobre o término das eleições diretas que se deu com a participação massiva da comunidade acadêmica.
 
O reitor proferiu sobre a importância da universidade pública como processo de transformação, os investimentos realizados, a consolidação dos projetos da Universidade, entre eles o Programa de Fortalecimento Acadêmico, e a interiorização da UPE. O mandato, que seguirá até 2014, será movido em função da manutenção e consolidação da UPE como universidade, no sentido de preparar para a avaliação nacional de Instituições de Ensino Superior (IES) em 2016 e reafirmar o status acadêmico universitário, mantendo-se no patamar de universidade e crescendo com excelência.
 
Entre os compromissos assumidos pela gestão estão: ampliação das oportunidades de inclusão social regional, formação de profissionais engajados em lutas pelas políticas afirmativas de cidadãos e de preservação do meio ambiente, avaliação contínua de cursos e unidades da UPE, criação de Fundo de Apoio Estudantil, erradicação de dificuldades burocráticas, qualificação de áreas de convivência social, de ensino, pesquisa e extensão, entre outras ações. Para José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, a recondução de Carlos Calado é garantia de grandes parcerias. “Sempre tivemos uma ótima relação com a UPE e o reitor Carlos Calado. Hoje, contamos com uma parceria com a instituição, através da Poli, com o projeto do mapeamento dos riscos da bacia do rio Una, junto também com o Instituto de Hidráulica da Universidade de Dresden, na Alemanha, o Serviço Alemão para Intercâmbio (DAAD) e a Cultura CCBA. Estamos à disposição para apoiar sempre a UPE e os profissionais bastante qualificados que lá se formam”, disse José Mário.
 

Encerrando a solenidade, o governador Eduardo Campos, disse que é preciso garantir esse ciclo de crescimento que hoje encontramos no Brasil e no Nordeste. “Temos consciência das mudanças que estão ocorrendo no nosso País. Ainda temos desigualdades graves na cena social brasileira e por isso muito trabalho pela frente. Precisamos ter como foco formar as pessoas. Vamos seguir ajudando para que nossa universidade seja sempre mais forte”, explicou Eduardo.

Check Also

Força tarefa do Crea-PE percorre Araripina e cidades vizinhas na Fiscalização Dirigida até a sexta-feira

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), está realizando Fiscalizações Dirigidas, presencialmente …