Home > Arquivo > Presidente do Crea-PE participa de solenidade de posse do reitor da UPE

Presidente do Crea-PE participa de solenidade de posse do reitor da UPE

O presidente do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou, na manhã desta terça-feira (04) da solenidade de recondução do professor Carlos Calado ao cargo de reitor e da posse do professor Rivaldo Mendes no cargo de vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM), em Santo Amaro, e contou com a participação de autoridades como o governador do Estado, Eduardo Campos; os secretários estaduais de Educação, Anderson Gomes, e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Marcelino Granja; o secretário de Educação da Prefeitura do Recife, Cláudio Duarte; os reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins, e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pe. Pedro Rubens; e o representante do Conselho Estadual de Educação, Fernando Gonçalves.

Com o auditório lotado, o reitor Carlos Calado discursou para o público que prestigiou a cerimônia de posse. Falou sobre o desafio da continuidade, mas ressaltou que tinha a visão de que este é o primeiro ano de um novo mandato. “Vamos desarmar os espíritos para que todos remem para o mesmo lado, o do fortalecimento da instituição”, comentou sobre o término das eleições diretas que se deu com a participação massiva da comunidade acadêmica.

O reitor proferiu sobre a importância da universidade pública como processo de transformação, os investimentos realizados, a consolidação dos projetos da Universidade, entre eles o Programa de Fortalecimento Acadêmico, e a interiorização da UPE. O mandato, que seguirá até 2014, será movido em função da manutenção e consolidação da UPE como universidade, no sentido de preparar para a avaliação nacional de Instituições de Ensino Superior (IES) em 2016 e reafirmar o status acadêmico universitário, mantendo-se no patamar de universidade e crescendo com excelência.

Entre os compromissos assumidos pela gestão estão: ampliação das oportunidades de inclusão social regional, formação de profissionais engajados em lutas pelas políticas afirmativas de cidadãos e de preservação do meio ambiente, avaliação contínua de cursos e unidades da UPE, criação de Fundo de Apoio Estudantil, erradicação de dificuldades burocráticas, qualificação de áreas de convivência social, de ensino, pesquisa e extensão, entre outras ações. Para José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, a recondução de Carlos Calado é garantia de grandes parcerias. “Sempre tivemos uma ótima relação com a UPE e o reitor Carlos Calado. Hoje, contamos com uma parceria com a instituição, através da Poli, com o projeto do mapeamento dos riscos da bacia do rio Una, junto também com o Instituto de Hidráulica da Universidade de Dresden, na Alemanha, o Serviço Alemão para Intercâmbio (DAAD) e a Cultura CCBA. Estamos à disposição para apoiar sempre a UPE e os profissionais bastante qualificados que lá se formam”, disse José Mário.

Encerrando a solenidade, o governador Eduardo Campos, disse que é preciso garantir esse ciclo de crescimento que hoje encontramos no Brasil e no Nordeste. “Temos consciência das mudanças que estão ocorrendo no nosso País. Ainda temos desigualdades graves na cena social brasileira e por isso muito trabalho pela frente. Precisamos ter como foco formar as pessoas. Vamos seguir ajudando para que nossa universidade seja sempre mais forte”, explicou Eduardo.