Presidentes dos Creas do Nordeste participam de encontro em Salgueiro

Presidentes dos nove Creas da Regiao Nordeste se reúnem no município de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, para realizarem durante os dias 09, 10 e 11, o Fórum dos Presidentes de Creas do Nordeste. O presidente do Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, anfitrião do encontro, propôs a discussão do tema Divisão dos Recursos da União para o NE, que defendeu, juntamente com outras lideranças, na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no último dia 10.

No encontro, que terá como tema central o Pacto Federativo e Orçamento Regionalizado – Divisão de Recursos para o Nordeste, segundo à Constituição Brasileira, ainda serão discutidos temas como a Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco.

O grupo de presidentes pretende chamar a atenção do poder público para o atraso das obras e ainda discutir questões relativas aos orçamentos que não mais condizem com os apresentados nos processos licitatórios. “Queremos respostas. A Transnordestina é um projeto do tempo do Império. não é aceitável do ponto de vista ético, que fiquemos inertes como cidadãos e, principalmente, como presidentes de Creas.

Na programação do Fórum estão incluídas também, visitas técnicas aos dois grandes empreendimentos de Engenharia, executados em Pernambuco.

Ao término das discussões, os presidentes vão para Araripina onde participam do encerramento da Rodada do Araripe e, de lá, viajam para Fortaleza onde acontece, de 13 a 15 de setembro, a reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE