Profissionais do Sistema Confea/Crea de Arcoverde e Região contribuíram com propostas para o 11º CEP-PE

Encontro microrregional preparatório naquela cidade aconteceu na última quarta-feira (13), no auditório da Autarquia Superior de Arcoverde (AESA)

Os profissionais das engenharias, agronomia e das geociências de Arcoverde e região fizeram o dever de casa na participação no encontro regional preparatório para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). Durante o evento, que aconteceu na última quarta-feira (13), naquela cidade, os participantes apresentaram propostas em prol da categoria e da sociedade.

O encontro aconteceu no auditório da Autarquia Superior de Arcoverde (AESA). As propostas foram apresentadas dentro de três eixos temáticos definidos para o congresso deste ano: Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Valorização Profissional. As sugestões foram coletadas depois da divisão dos participantes em três grupos, de acordo com os eixos temáticos.

Entre as propostas apresentadas e aprovadas pelos presentes, a unificação da anuidade paga ao Crea-PE e à Mútua-PE (Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas), cujo objetivo é ter acesso facilitado ao Sistema Mútua e elevar sua taxa de adesão. Foi proposta a criação da carreira de Estado para os profissionais do Sistema, com o intuito de proteger o profissional e combater a precarização da carreira, bem como a remuneração abaixo do Salário Mínimo Profissional.

Ainda foi defendida a implantação de cursos de Engenharia no interior de Pernambuco, em função dos vazios geográficos no Estado, que apresentam potencial para estas implantações. Estas e as demais propostas aprovadas serão defendidas pelo delegado eleito por aclamação, o coordenador do curso de Engenharia da AESA, Manoel Milton Barros Pereira. Ele irá representar Arcoverde e região no encontro do CEP-PE, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife.

A abertura do encontro em Arcoverde contou com a formação de uma mesa. Ela foi composta pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; pelo secretário de Infraestrutura e Obras de Arcoverde, Aildo Bezerra, representando o prefeito José Wellington Cordeiro Maciel; pelo inspetor coordenador de Arcoverde, Renato Campos Torres; pelo presidente da Autarquia Superior de Arcoverde (AESA), Alexandre Ferreira Paes de Lira; pelo coordenador adjunto da Comissão Organizadora do 11° CEP-PE, Nailson Pacelli; e pelo diretor financeiro da Mútua-PE, Leonardo Teixeira.

“A boa engenharia é para mudar a vida das pessoas. Estamos aqui para um debate que vai ouvir os profissionais, suas críticas, reivindicações, sugestões, com o objetivo de construir um Conselho melhor”, explicou Lucena ao saudar os presentes no evento. Lucena acompanhou as discussões nos três grupos, esclareceu dúvidas, pontou as interações do Crea-PE desde o início de sua gestão. Colocou em prática seu discurso ouvir as sugestões e críticas construtivas para a construção de um Crea que todos querem, com a participação de todos os profissionais e, principalmente, para todos.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.