Profissionais tiram dúvidas e aprofundam conhecimentos sobre ART e CAT em workshop no Crea-PE

Encontro com profissionais ligadas ao Sistema Confea/Crea aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório do Conselho, onde foram abordados os aspectos técnicos para a solicitação e emissão dos documentos

Profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea tiveram oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre Anotação de Responsabilidade Técnica e Certidão de Acervo Técnico, no Workshop Técnico ART e CAT. O encontro, promovido pelo Crea-PE e Sinaenco-PE (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenheiros Consultiva), aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório do Conselho.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, agradeceu a presença dos profissionais no workshop e os convidou a participar das atividades do Conselho, fazer críticas e sugestões. Lucena falou sobre as ações da gestão em benefício dos profissionais, como a luta pelo salário mínimo profissional, a disponibilização da ABNT, o avanço da tecnologia no Crea-PE. “Precisamos que o profissional e a sociedade entendam para que existe o Conselho”, finalizou.

Na abertura dos trabalhos, a presidente do Sinaenco, Mirtes Macêdo, explicou que a parceria com o Crea-PE foi pensada para esclarecer as dificuldades dos profissionais no dia a dia. Já o superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, Nielsen Christianni, disse que o workshop era parte do compromisso da atual gestão de chegar mais perto dos profissionais.

Os analistas técnicos do Crea-PE Elock Castro, Arlindo Neto e Milena Dias, abordaram os aspectos técnicos dos documentos, a exemplo dos tipos de CAT. e ART, quem pode solicitar os documentos, os erros mais comuns nos processos. Os analistas, juntamente com a gerente de Acervo Técnico, Liliana Ramos, também esclareceram as dúvidas da plateia.

Liliana Ramos abordou ainda as mudanças trazidas pela Resolução 1137, com mudanças na ART, em vigor a partir de 8 de abril de 2023. Segundo ela, os Creas têm 120 dias para adaptação da rotina e os profissões precisam ser informados das alterações e adaptações necessárias.