Projeto de Criação do Colégio de Engenheiros do Haiti segue para apreciação da ABC

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou, juntamente com o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP), Alexandre Santos, e com o consultor convidado pelo Conselho Federal, engenheiro civil Aluízio Câmara, na segunda (16), em Brasília, de reunião do Grupo de Trabalho do Haiti (GT Haiti) do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Na pauta, a conclusão do Projeto de Criação do Colégio de Engenheiros no Haiti.

De acordo com presidente José Mário, o documento, elaborado pelo GT, segue agora para apreciação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), entidade vinculada ao Ministério de Relações Exteriores (MRE) que está coordenando os trabalhos de reconstrução do Haiti. Entre os objetivos mais importantes para a criação da entidade destaque para regulamentação das profissões da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia e demais profissões da área tecnológica e a fiscalização das atividades dessas categorias.

Uma Missão Técnica enviada ao país em maio deste ano, com a participação do consultor Aluízio Câmara, constatou a fragilidade das construções e a escassez de assistência técnica por parte de profissionais capacitados na execução de obras no país. No entanto, é também preocupação do GT que a inserção se dê de maneira planejada e estruturada de forma a não desrespeitar as normas, os costumes, as tradições e, consequentemente, a soberania do Nação.

Ainda na mesma reunião, os membros do GT receberam o representante da Cáritas Brasileira, José Magalhães de Souza, que trouxe informações quanto ao trabalho que a Cáritas tem realizado em áreas emergenciais no Haiti, dentre eles em habitação. O objetivo é construir 3.500 casas e recuperar outras 3 mil por meio de uma parceria com o Confea.

A instituição, criada em 12 de novembro de 1956, é reconhecida como de utilidade pública federal e faz parte da Rede Cáritas Internationalis, da Igreja Católica. Atua em ações sociais e é composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma, é também organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE