Semana da Engenharia da Aesa reúne representantes do Crea-PE em programação com estudantes

Presidente do Crea-PE compartilhou experiências e tirou dúvidas dos futuros profissionais sobre a carreira, o papel e as atividades do Conselho na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde

O Crea-PE promoveu mais uma ação dentro da política de aproximação com os futuros profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Nesta sexta-feira (26), o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, compartilhou experiências profissionais e defendeu a importância da Engenharia para o desenvolvimento do País junto aos estudantes da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, na Semana da Engenharia Aesa Cesa 2023.

“A Engenharia propicia a promoção do bem-estar na sociedade, gera riqueza e oportunidades de trabalho”, reforçou Lucena. O presidente do Crea-PE lembrou ainda aos estudantes de como a Engenharia está presente no dia a dia da sociedade e o papel dos profissionais.

O bate papo contou com a participação do coordenador do curso de Engenharia da Aesa, Milton Barros, dos professores da autarquia, Schneider Paiva e José Augusto, e do 1° vice-presidente do Crea-PE, Clóvis Segundo.

Entre os temas abordados, as experiências profissionais, oportunidades no mercado de trabalho, relações interpessoais e a importância da qualificação profissional. Clóvis Segundo falou sobre a necessidade dos alunos se prepararem para um mercado cada vez mais avançado e competitivo e também sobre o cenário pós pandemia da Covid 19.

Os estudantes ainda tiraram dúvidas com os representantes do Crea-PE sobre novas tecnologias, a atuação do Conselho, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), fiscalização, exercício profissional, normas técnicas entre outros temas. Adriano Lucena aproveitou para convidar os estudantes a participarem dos cursos ofertados pelo Crea-PE.

No final do debate, a direção da Aesa entregou ao presidente do Crea-PE o projeto protocolado do curso de Engenharia Civil da Aesa, que vai formar a primeira turma em 2023.

Projetos e processos modernizam a gestão

Após o bate papo com os estudantes, o coordenador do Comitê de Modernização da Gestão do Conselho, Florêncio Absalão, abordou os processos e projetos adotados pela atual gestão do Crea-PE para modernização das atividades, no minicurso “Gerenciamento de projetos”.

Florêncio Absalão destacou que o Crea-PE implantou projetos que agregam valor aos profissionais, como o Crea Qualifica, que oferece cursos de capacitação gratuitos aos engenheiros, agrônomos e geocientistas. Outro projeto abordado pelo coordenador é o novo padrão das inspetorias regionais do Crea-PE para melhor acolhimento dos profissionais.

O coordenador explicou as ferramentas para implantação de projetos e processos. “É importante que o profissional se aproprie dessas ferramentas. O mercado hoje exige isso”, afirmou. Ele apresentou ainda outros projetos que estão sendo capitaneados pelo Crea-PE, a exemplo da criação do Memorial de Engenharia e a defesa e articulação em torno da retomada das obras da ferrovia Transnordestina em Pernambuco.

A ferrovia Transnordestina também foi tema levantado pelo Crea-PE, na quinta-feira (25), durante a Semana da Engenharia da Aesa Cesa. O impacto da ferrovia no trecho Salguueiro Suape foi abordado na palestra do mestre em Engenharia de Produção e administrador Marcilio Cunha.