Crea-PE

Seminário Pernambucano de Arborização Urbana acontece nesta semana

Começa nesta quarta-feira (10) o 2º Seminário Pernambucano de Arborização Urbana, em Araripina, Sertão do Estado. Os interessados em participar do evento precisam se apressar para realizar as inscrições. As fichas de inscrição podem ser solicitadas, até o dia 10, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), no Recife, na inspetoria de Araripina, através do site www.creape.org.br ou pelo email apoio@creape.org.br. O seminário, que será realizado na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra), seguirá até a próxima sexta-feira (12) com a proposta de ampliar as discussões sobre a arboricultura e promover o intercâmbio de informações técnicas, políticas e científicas sobre as questões arbóreas de diversas cidades do País.

O seminário ainda tem a proposta de debater o papel do homem como agente indutor da modificação da postura ambiental e a sua função de caráter permanente na preservação ambiental.Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população como a proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, sombreamento, ambientação dos pássaros, entre outras benfeitorias. “A falta de planejamento urbano acarreta em impactos ambientais graves. A vegetação bem cuidada é muito importante para a melhoria da qualidade de vida dos grandes centros urbanos. É essa questão que queremos levantar, criando ações efetivas para um futuro próximo”, diz José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE.

 
Na programação do seminário, estão previstas palestras com profissionais de destaque no cenário nacional como o arquiteto e professor da Universidade da Amazônia, Alexandre de Moraes Ferreira, e engenheira florestal Alessandra Cristina Velosa, da secretaria de Meio Ambiente de Macaé/RJ. O investimento é de R$ 60 para profissionais e R$ 30 para estudante. Veja abaixo a programação completa do evento.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Quarta-feira – 10 de novembro de 2010
 
19h30 – Cerimônia de Abertura, Luiz Wilson Ulisses Sampaio, Prefeito do Município de Araripina, Eng. Agron. José de Sousa Costa Filho, Secretária de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente de Araripina e Eng. José Mário de Araújo Cavalcanti, Presidente do CREA-PE
 
20h00 – Palestra Magistral ‘’A Importância e Participação da SBAU no contexto da Arboricultura Urbana’’ – Eng. Agron. Prof. e Msc José Ricardo Martins da Silva, Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU.
 
20h40 – Palestra Institucional da Mútua – Arq. Henrique Lins
 
21h00 – Coquetel
 
Quinta-feira – 11 de novembro de 2010
 
08h00 – Credenciamento
 
08h30 – Palestra ‘’Programa Pernambuco Verde’’ – Adv. Hélvio Pólito Lopes Filho, Secretário da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da SECTMA.
 
09h20 – Palestra ‘’Arborização Urbana e Biodiversidade’’ – Eng. Agron. Prof. Msc José Ricardo Martins da Silva, Presidente da SBAU.
 
10h10 – Coffee Break
 
10h30 – Palestra ‘’Manejo das Árvores Urbanas’’ – Eng. Agron. Tadeu Viana de Pontes, Diretor de Gestão da SBAU e Coordenador Adjunto da CPMA-PE.
 
11h30 – Debate
 
12h00 – Almoço – Livre
 
14h30 – Palestra ‘’A Inserção da Arborização na Revitalização do Paisagismo Urbano’’ – Eng. Arq. Prof. e Msc Alexandre de Moraes Ferreira, Universidade da Amazônia – UNAMA
 
15h20 – Palestra ‘’Padrôes da Acessibilidade em Arborização Urbana’’ – Eng. Civil Eduardo A. Barbosa de Moraes, Gerente Regional da ABCP
 
16h10 – Coffee Break
 
16h30 – Palestra ‘’Licenciamento Ambiental e Arborização Urbana – Políticas Públicas de Gestão Ambiental’’ – Eng. Ftal Alessandra Cristina Veloso, Secretaria de Meio Ambiente do Município de Macaé-RJ.
 
17h30 – Debate
 
18h00 – Jantar – Livre
 
Sexta-feira – 12 de novembro de 2010
 
08h30 – Palestra ‘’Plantas Nativas da Chapada e Exóticas Adaptadas à Arborização Urbana’’ – Eng. Agron. e Msc Francisco William Brito Bezerra.
 
09h20 – Palestra ‘’Estudo de Impactos Ambientais/Recuperação de Áreas Degradadas’’ – Eng. de Pesca Renaldo Tenório de Moura, Gerente da Divisão de Meio Ambiente e Apoio a Gestão e Eng. Ftal Paulo Roberto Mendes Belchior, Chefe da Divisão de Meio Ambiente de Geração – CHESF.
 
10h10 – Coffee Break
 
10h30 – Palestra ‘’Caracterização Dendrológica de Espécies da Caatinga com Potencial Paisagístico’’ – Eng. Ftal. Profª. Drª Ana Lícia Patriota Feliciano, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
 
11h30 – Debate
 
12h00 – Carta de Araripina
 
12h30 – Encerramento
 
13h00 – Almoço – Livre
 
 
Vanessa Bahé
ASC Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo