Simpósio realizado pela APCA discutirá potencialidades e problemas do Polo Gesseiro do Araripe

A Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) realizará, com apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), de 09 a 11 de agosto, o Simpósio “Polo Gesseiro do Araripe: potencialidades, problemas e soluções”, no salão nobre do campus de Dois Irmãos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O evento, que será coordenado pela APCA em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE) e pelo Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindusgesso), tem o objetivo de levar à sociedade informações acerca das potencialidades da Região do Araripe e dos problemas existentes, indicando possíveis soluções para os problemas apontados.

De acordo com o presidente da APCA, engenheiro Eudes de Souza Leão Pinto, também é objetivo do encontro, alertar o poder público quanto ao fato de que se não forem tomadas providências científicas e, principalmente, políticas a região poderá sofrer, em curto espaço de tempo, uma descontinuidade na produção do mineral que, atualmente, corresponde a cerca de 95% do gesso consumido no Brasil. Dessa forma, de acordo com Eudes Souza Leão, serão inevitáveis os problemas de ordem econômica, social e ambiental para a região e para o Estado.

Na oportunidade serão debatidos temas como: Potencialidades do Polo Gesseiro do Araripe; Reservas Minerais do polo Gesseiro do Araripe; Potencialidades Agrícolas do Polo Gesseiro do Araripe, Pesquisas e Difusão de Conhecimentos; Pesquisa Tecnológica no Polo Gesseiro do Araripe; Vegetação e Solos do Polo Gesseiro do Araripe entre outros.

Já estão confirmadas as participações, como palestrantes, dos representantes do Sindusgesso, Josias Inojosa, do IPA, Geraldo Magela, do Itep, Geraldo Eugênio, da Embrapa, Iêdo Bezerra Sá, da UFPB, Sérgio Murilo Araújo e da UFRPE, José Antônio Aleixo da Silva.

O evento contará ainda com o apoio da ABCA, APCA, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Instituto de Tecnologia do Estado de Pernambuco (ITEP), UFRPE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE