Última plenária do ano homenageia profissionais e alunos dos cursos vinculados ao Crea-PE

Na noite da última terça-feira (07), o Crea-PE realizou, no auditório do Conselho, a sessão Plenária Solene em comemoração ao Dia do Engenheiro e do Arquiteto, data maior do Sistema Confea/Crea/Mútua. Cerca de 100 participantes lotaram o espaço para prestigiar o tradicional encontro que homenageia, anualmente, os profissionais que ajudaram a construir parte da história de luta e fortalecimento do Conselho pernambucano. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o deputado estadual Geraldo Coelho (PTB) e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins.

O presidente do Crea-PE, o engenheiro civil José Mário Cavalcanti, deu início aos trabalhos da plenária de nº 1.743. O momento mais esperado pelos convidados foi a entrega da medalha do mérito Engenheiro Lauro Borba, em reconhecimento aos serviços prestados por profissionais e entidades em prol da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. A honraria foi dada aos engenheiros agrônomos Cinauro de Oliveira Velozo e Alexandre Henrique Cavalcanti de Queiroz, aos arquitetos Aldênio Rodrigues Barreto e Heitor da Silva Maia Neto, aos engenheiros civis Fernando Luiz de Almeida Castro e Geraldo de Souza Coelho, e por fim ao engenheiro mecânico João Galdino de Alencar (in memorian).

Para o deputado Geraldo Coelho, que foi agraciado com a medalha Engenheiro Lauro Borba, a iniciativa do Crea-PE é uma homenagem de muito respeito a pessoas que realmente merecem. “Hoje o mundo inteiro está crescendo e precisando de engenheiro. O Brasil é um país em desenvolvimento e estamos todos incorporados neste cenário. Precisamos explorar as grandes potencialidades porque o mundo se desenvolve com Engenharia, Matemática e muita tecnologia”, concluiu Coelho.

Na solenidade também foram entregues 15 certificados aos ex-conselheiros do Crea-PE pelos relevantes serviços prestados a Nação. “Os conselheiros dedicam parte do seu tempo a serviço da sociedade. Portanto, o diploma tem que ser guardado com muito carinho porque representa a contribuição que esses profissionais deram ao Sistema. Sinto-me orgulhoso por ter recebido o certificado e espero que a Engenharia possa, ao longo dos anos, proporcionar cada vez mais desenvolvimento com responsabilidade social”, comentou o presidente do Clube de Engenharia e ex-conselheiro do Crea-PE, Alexandre Santos.

Ainda foram homenageados na noite festiva, com o diploma de mérito, os alunos laureados dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Agrícola Ambiental, Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Tecnologia em Gestão Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Segundo o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, esta plenária tradicional e solene se insere no calendário das comemorações do Conselho com distintas homenagens aos presentes ou in memorian pelos bons serviços prestados a sociedade pernambucana. “O Crea em conjunto com as entidades de classe estabeleceu um calendário comemorativo que vem acontecendo desde o dia 03, envolvendo profissionais e sociedade em geral”, comentou.

Em seu discurso final, José Mário destacou as inúmeras contribuições das profissões das áreas tecnológicas para com a sociedade. “Podemos ter alimentos produzidos de maneira sustentável e racional através das modernas tecnologias desenvolvidas pelas ciências agronômicas, conforto e bem-estar por meio da construção de moradias e áreas de lazer, e ainda assegurar a ampla mobilidade através de adequados projetos para o sistema de transporte que garante a toda sociedade crescimento harmônico e seguro”, explicou.

O presidente do Crea-PE ainda falou sobre a crescente economia e as ações desenvolvidas pelo Conselho nestes anos de gestão. “Acreditamos muito no momento histórico em que hoje vive a sociedade brasileira. Alguns fatos notáveis como o resgate da auto-estima e a recuperação da economia, que empregou 15 milhões de brasileiros nesse setor. Somos peças importantes e fundamentais no funcionamento dessa obra social. Com relação ao Crea, começamos com a expansão e visibilidade do órgão, aprovamos a Inspetoria de Palmares, consolidando a presença do Crea na Zona da Mata Sul”, disse.

Ainda sobre as atividades desenvolvidas pelo Regional, “realizamos encontros internacionais e regionais nas diversas inspetorias durante o 7º Congresso Estadual de Profissionais, lançamos o movimento Pensar as Américas, criamos o posto de atendimento em Boa Viagem e no Sinduscon para atender a classe empresarial da engenharia. E não acaba por aí, tem ainda o posto de Suape que será inaugurado amanhã, dia 08, além de um convênio que está pronto para ser assinado com a Amupe, com o intuito de cooperação e assistência técnica em todas as prefeituras oferecendo nosso trabalho gratuito aos municípios”, acrescentou José Mário.

Além disso, o presidente falou sobre o aumento efetivo da arrecadação com acréscimo de 21,7%, aumento da produtividade com maior número de visitas dos fiscais, melhoramento na informatização com o Creanet, dispondo de serviços na web como anuidade de profissionais e consulta de protocolo. “Desde 2009 estamos trabalhando um plano de cargos e salários que será aprovado pela diretoria a partir de janeiro de 2011. Queremos melhorar ainda mais nossa atuação com o plano montado, ampliando nossa receita e estabelecendo controle mais adequado das nossas despesas para ter saldo para investir no patrimônio”, finalizou José Mário.