Crea-PE

Uninassau Petrolina realiza Semana da Engenharia, com apoio do Crea-PE, em Petrolina

Segundo dia do evento contou com palestras sobre empreendedorismo, habitação e agronegócios para estudantes, engenheiros e agrônomos da região

O segundo dia da Semana da Engenharia da Uninassau Petrolina foi marcado por três palestras ricas em conhecimento para estudantes e profissionais das engenharias e agronomia do Vale do São Francisco. Com temas que abordaram desde o empreendedorismo no ramo de material de construção, o mercado de habitação da região, às oportunidades de crédito e toda a cadeia que envolve o agronegócio.

A noite da terça-feira (23) começou com uma aula de empreendedorismo, foco, investimento, ministrada pelo empresário e proprietário da Paraíba Material de Construção, Marinaldo Dantas. Ele contou aos participantes que começou seu negócio aos 16 anos de idade e hoje está à frente da maior home center da região. “Desde os 14 anos que já traçava planos para ter meu negócio”, pontou Dantas, aconselhando os presentes: “Dê seu máximo no que estiver trabalhando”. Dantas.

Na sequência, Vanessa Espírito Santo, gerente da Carteira de Habitação do Vale do São Francisco da Caixa Econômica, falou sobre habitação, o mercado, linha de financiamentos tanto para pessoa física quanto jurídica para este segmento. Ela ainda explicou sobre o relacionamento da Caixa e oportunidades para engenheiros, que emprega diretamente cerca de mil profissionais da área, sem falar sobre os que são credenciados junto à instituição.

O setor de habitação é uma das bases do banco. Tanto é que 70% do mercado habitacional está sob a tutela da Caixa. A região do Vale do São Francisco também tem um mercado aquecido nesta área. No ano passado, sua gerência contabilizou R$ 745 milhões em financiamento, numa área que abrande desde Garanhuns (PE) a Casa Nova (BA), sendo que 70% deste montante foi movimentado por Petrolina e Juazeiro (BA).

Depois, foi a vez de Quessiom Pereira, gerente Geral do Ponto de Atendimento Agro, da Caixa Econômica, em Petrolina. Ele trouxe números robustos. A instituição começou a trabalhar com o agronegócio em 2014 e hoje é o segundo banco em operações de crédito para o setor. Isso, sem falar que um quatro da produção do PIB está nas mãos do agro.

Pereira ainda explicou que a Caixa abriu agências especializadas para o agronegócio, a exemplo da que ele é gerente, em Petrolina, a única em Pernambuco, por entender a força do agro no município. Outra informação importante que o gerente repassou é que as taxas de juros das linhas de crédito para o agro são similares às praticadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Ele ainda adiantou que a Caixa, a exemplo do setor de habitação, também trabalha com engenheiros credenciados para o setor do agro.

Nesta quarta-feira (24), a Semana de Engenharia, realizada com apoio do Crea-PE, traz, a partir das 19h, a mesa redonda “Mulheres Engenheiras, Empreendedoras de Sucesso”. Como palestrantes: Mônica Ishikawa, engenheira agrônoma; Maria Auxiliadora Coelho, chefe da Embrapa Petrolina; Ana Rita Leandro, professora do If Sertão; Georgia Carvalho, da Certifica Consultoria Ltda; Verusky Menezes, da MultiAgro do Vale do São Francisco; Marilia Gabriela, professora da Uninassau: e Polyane Santos, bióloga da Univasf. A mediação ficará por conta de Martinha Araújo. O evento acontece na Uninassau Petrolina.

Skip to content