Valorização da cultura é pauta do Crea-PE

Conselho pernambucano, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, lança “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, releitura da obra do ilustre sociólogo pernambucano Gilberto Freyre

Uma vida digna tem base numa engenharia de qualidade, agronomia sustentável, geociências de ponta e cultura. Numa defesa destes pilares, o Crea-PE aposta em mais um projeto cultural: “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, publicação que faz a releitura da obra do ilustre sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste do Brasil”, lançada em 1937. A ideia é apresentar o clássico do sociólogo numa linguagem atual e moderna. O projeto concretiza uma parceria com a Fundação Gilberto Freyre.

É a segunda publicação da atual gestão do Crea-PE. A primeira foi Memória da Engenharia, lançada em 17 de dezembro de 2021. A obra registra a história de 24 profissionais e professores, dentre mulheres e homens, que contribuíram com a engenharia civil no Estado. Este projeto foi produzido pelo Conselho, com patrocínio do Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Na pauta de novas obras, uma publicação sobre a história do Metrô do Recife. O objetivo é reunir os profissionais que fizeram parte da construção do equipamento, reunindo a expertise técnica que é referência no País. Uma publicação para assegurar o repasse de conhecimento às novas gerações da engenharia.

O Nordeste em quadrinhos será lançado nesta quarta-feira (7), às 17h, na Fundação Gilberto Freyre, na Rua Jorge Tasso Neto, s/n, segundo portão, bairro de Apipucos.