Crea-PE em defesa da cultura e informação de qualidade acessíveis

Conselho lança, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, releitura da obra do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre

Cultura e informação de qualidade acessíveis são preocupações e metas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Esse cuidado faz parte do novo projeto cultural realizado pelo Conselho pernambucano, o livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, releitura da obra do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste do Brasil”, lançada em 1937.

A publicação, um projeto conjunto com a Fundação Gilberto Freyre, com o patrocínio do Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (Confea) e Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), não será comercializada. O objetivo é distribuir gratuitamente junto a entidades profissionais da engenharia, agronomia e geociências, a órgãos públicos estaduais, municipais e federais em Pernambuco, além de universidades e bibliotecas universitárias dos cursos de engenharia em Pernambuco e para bibliotecas e escolas públicas do Estado.

A missão deste projeto passa pelo resgate da memória daquele Nordeste identificado por Gilberto Freyre na década de 1930 e que servirá de referência para os jovens que seguem as carreiras das engenharias e das geociências. O livro ressalta a importância da preservação do meio ambiente para construção de um futuro melhor para todos, baseado no respeito às legislações, na aplicação da técnica e atuação de profissionais qualificados.

O lançamento acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 17h, na sede da Fundação Gilberto Freyre, berço do legado do sociólogo. Uma oportunidade não só de prestigiar a cultura pernambucana, mas como respirar e comungar da experiência repassada pelo ilustre pernambucano durante décadas, com uma abordagem sempre atual, à frente do seu tempo.