1º Dia do Fórum de Presidentes do Nordeste discute modernização de processos

Encontro reúne os presidentes de todos os Creas do Nordeste para discutir as prioridades da região, necessidades de avanços e possibilitar trocas de experiências nas práticas exitosas

Modernização de processos foi a tônica do 1º dia de Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas da Região Nordeste, realizado entre os dias 03 e 04 de abril em Aracaju, capital do Sergipe. Durante a manhã, o debate foi referente à otimização de processos e modernização dos sistemas com foco no aprimoramento dos serviços realizados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Agronomia e Geociências .

O presidente do Crea-MG, o engenheiro Lucio Borges , participou do encontro para apresentar as práticas de sucesso na gestão mineira, que é um dos grandes cases de aprimoramento da fiscalização e gestão com o uso de Business Inteligence (BI). De acordo com Lucio, isso tem sido fundamental para os números exitosos que o Conselho Regional de Minas tem apresentado em seus atuais balanços de ações e, principalmente, de fiscalizações, além dos resultados de assertividade e investimentos.

“A grande dificuldade que nós tínhamos, quando assumimos o Crea Minas era a de ter dados na mão pra gente tomar decisões. Então hoje a gente tem essas informações, em tempo real, que facilitam saber onde tem profissional, ontem tem atuação da engenharia, da agronomia, das geociências para direcionar as fiscalizações”, explicou o engenheiro à frente do Crea Minas.

Para o presidente do Crea Pernambuco, Adriano Lucena, o Crea Minas é um exemplo de como é importante um olhar um pouco mais ousado da gestão para que se encontrem novos caminhos que repercutam em melhorias para todos. “Parabenizo o presidente Lucio e agradeço pela disponibilidade em colaborar com todos nós, compartilhando sua expertise. Pernambuco vem bebendo dessa fonte, com grande ajuda do Crea Minas, para construir o Crea que a gente acredita, que é o Crea da eficiência na gestão, da prestação do bom serviço, da colaboração, para fortalecer o sistema e, consequentemente, as profissões aqui relacionadas”, destacou Adriano.

Na pauta da manhã também se discutiu o uso do SITAC, propostas de melhorias e novas funcionalidades para o sistema. À tarde, foi a vez do presidente Emanuel Maia Mota compartilhar com os demais conselhos regionais do Nordeste sua experiência com o sistema de atendimento virtual no Ceará. O case de sucesso, que começou com a necessidade de adequação dos atendimentos em função da pandemia de Covid-19, foi aperfeiçoado de maneira a se tornar referência em facilitação de processos e ampliação do atendimento ao profissional.

O presidente compartilhou com os demais todo o processo de adequação tanto da parte técnica do sistema quanto dos funcionários para realização do atendimento remoto. A maior curiosidade do público estava relacionada à implementação junto aos profissionais. “Claro que houve resistência no início, mas fomos experimentando situações e demonstrando, na prática, que era possível. Hoje, os que eram mais resistentes à ideia são os mais entusiastas”, contou. Ele demonstrou, no encontro, como é feito o atendimento – simulando uma chamada com os profissionais do Crea Ceará – e também como o departamento se organizou internamente para funcionar a partir desta nova realidade, compartilhando as boas práticas desenvolvidas na regional.

Para o diretor administrativo do Crea PE, Luiz Moura, que participou da mesa de presidentes no período da tarde do encontro, o sucesso do Ceará é inquestionável e deve servir de inspiração para os outros Creas. “O melhor desses encontros é essa troca de experiências, essa integração. Hoje o mundo é muito dinâmico, as coisas não param e precisamos acompanhar”, destacou.

O Fórum de Presidentes da Região Nordeste reúne os presidentes de todos os Creas do Nordeste para discutir as prioridades da região, necessidades de avanços e possibilitar trocas de experiências nas práticas exitosas.