Abracopel-PE faz entrega de certificado de concurso nacional na sede do Crea-PE

Premiação foi para aluna da Escola Mariana Ferreira Lima, em Timbaúba, na Zona da Mata Norte

A pequena que faz grande. Este é o lema da Escola Mariana Ferreira Lima, em Timbaúba, na Zona da Mata Norte do Estado, que traz na sua história de 34 anos de ensino várias premiações. Para acrescentar mais uma ao currículo, o presidente da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade de Pernambuco (Abracopel-PE), Antiógenes Cordeiro, escolheu a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) para entregar o certificado de vencedora da 11ª edição do Concurso Nacional Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo 2022.

A premiação aconteceu no gabinete da presidência do Conselho pernambucano, na manhã desta terça-feira (27). O encontro contou com a presença do 1º vice-presidente do Crea-PE, representando o presidente Adriano Lucena, Stênio Cuentro; da 2ª vice-presidente do Crea-PE, Giani Camara; do superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, Nielsen Christianni; do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PE, Clóvis Segundo. Pela escola estavam a diretora, Maria das Neves; a vice-diretora, Josileide Suely da Silva; a professora Alessandra Neves, que orientou a aluna Maria Izabela Abraum de Souza, vencedora do concurso, além de Antiógenes Cordeiro.

A premiação é o resultado do empenho da escola na educação dos seus alunos. Com apenas quatro salas, oito turmas e 342 alunos, a instituição de ensino se reinventa e, principalmente, aposta no envolvimento dos estudantes e da população para alcançar esse sucesso na educação que oferece. Tanto é que o preenchimento de todas as vagas disponíveis para o ano letivo foram preenchidas em cinco minutos, segundo a diretora.

A emoção por mais uma premiação marcou os depoimentos dos integrantes da escola. “Sempre procuramos participar dos concursos que conhecemos e os que estão disponíveis. Mobilizamos muito os alunos, professores e toda a cidade. Isso nos orgulha muito. Quando a gente fala em educação, fala impregnada por amor”, observou Maria da Neves, que entre as conquistas da instituição está a ida ao México, no ano passado, apresentar um trabalho sobre o uso e reuso da água.

Cordeiro explicou que ao longo dos anos Pernambuco tem se destacado na participação e conquistas da premiação. Nesta edição, o número de inscrição bateu recorde, com 14.954 trabalhos nas cinco categorias: Desenho 1, Desenho 2, Redação 1, Redação 2 e Vídeo. “De todos os estados inscritos, apenas quatro ganharam nas cinco categorias e Pernambuco está entre eles, junto com Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina”, contabilizou o presidente da Abracopel-PE.

Maria Isabel foi a ganhadora com a redação com o tema Segurança com eletricidade. “Este é sempre o nosso tema central”, salientou Cordeiro, que ressaltou a preocupação numa política de redução de choques elétricos. Ele, inclusive, lançou um convite de parceria com o Crea-PE para uma publicação, com base no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, produzido pela Abracopel, um manual de práticas para reduzir e até zerar o número de acidentes com eletricidade.

Stênio Cuentro colocou o Crea-PE à disposição para o trabalho. “O Crea está de portas abertas para esta parceria”, garantiu o vice-presidente, que parabenizou a escola pela premiação. “Esse é um exemplo a ser seguido, com uma educação de qualidade voltada para a sociedade. Uma bandeira que o Crea defende e aposta para a construção de um futuro de conhecimento sólido e sustentável”, pontuou Cuentro.

O encontro rendeu a garantia da premiação da próxima edição do concurso da Abracopel ser aqui no Crea-PE. Ao final do encontro, Maria das Neves, Josileide Silva, Alessandra Neves, Maria Izabela Abraum e Antiógenes Cordeiro receberam uma edição do livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, produzido pelo Crea-PE, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, como incentivo à prática da boa educação e sustentabilidade que a Escola Mariana desenvolve.