Crea-PE faz doação de livros para a Associação Trapeiros de Emaús

Coleta foi realizada através de campanha no Sextou no Crea com Art e será destinada para o projetos social Pirraias da Perferia através da Escola Profissional Luis Tenderini

O projeto social Pirraias da Periferia, na Linha do Tiro, vai receber, através da Associação Trapeiros de Emaús e da Escola profissionalizante Luis Tenderini, em Dois Unidos, livros doados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE). Os livros foram coletados através de campanha realizada no projeto Sextou no Crea com Art e entregues pelo Conselho, nesta quarta-feira (28), aos representantes da associação, que também fará doações à comunidade.

A ideia do projeto, coordenado pela Gerência de Relacionamento Institucional (GRI), foi sensibilizar os colaboradores, engenheiros, agrônomos e geocientistas do Sistema Confea/Crea/Mútua para o incentivo à leitura e valorização do livro. É também mais uma ação do Conselho junto às comunidades. O Crea-PE desenvolve projetos de interesse social, como o Crea na Comunidade, e convênios com os municípios.

Participaram da entrega pelo Crea-PE, o presidente em exercício Stênio Cuentro; o superintendente Técnico e de Gestão, Nielsen Christianni, e a gerente de Relacionamento Institucional, Martha Brito. Os livros foram recebidos pelo presidente do Trapeiros do Emaús, Wanderson Silva, e o diretor-financeiro da entidade, Davi Carvalho.

Os diretores do Trapeiros receberam também os livros Memória da Engenharia Pernambucana e “Nordeste – uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, uma releitura da obra de Gilberto Freyre, patrocinados pelo Crea-PE. Stênio Cuentro falou sobre a homenagem feita pelo Conselho ao sociólogo pernambucano e comparou o trabalho do escritor e a atividade dos trapeiros. “Assim como Gilberto Freyre no livro Nordeste, vocês também representam a luta pela sustentabilidade, a reciclagem e o reuso”, ressaltou Cuentro.

Nielsen Christiani disse que o Crea-PE pretende ser referência nas comunidades, contribuindo com soluções para a construção de habitações de interesse social, saneamento, arborização, sustentabilidade ambiental, e também colaborando com a geração de renda. Segundo ele, o Conselho pretende ampliar o Crea na Comunidade, que atende cinco bairros do Recife.

O Trapeiros de Emaús completou 26 anos em 2022. Além de livros, o projeto recebe outros tipos de doação, como móveis e eletrodomésticos, principalmente de pessoas físicas. O material é recolhido por eles e passam por uma triagem no galpão do projeto, no bairro de Dois Unidos. As doações podem ser feitas através de contato pelo número de Whatsapp (81) 98797.5604.