Crea-PE

Avaliações de imóveis em tempos de pandemia foi pauta do Terça no Crea

O professor Rubens Alves Dantas, convidado para fazer a palestra no webinar do Terça no Crea 06.10, sobre “Técnicas Especiais de Avaliação de Imóveis em Época de Pandemia”, apresentou dados ao vivo, através do canal do Youtube do Conselho. O presidente do Crea-PE, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, moderador do encontro, Evandro Alencar, destacou a importância desse tema na atuação dos profissionais e valorizou a conexão, integrando saberes atuais.

O palestrante disse que os três pilares mais importantes para a Engenharia de Avaliações são: as Engenharias de Custos e Econômicas e a inferência estatística. Seguindo com a afirmação, explicou que as variáveis e características que interferem no preço dos imóveis, podem ter sido alteradas exemplificando que, após a pandemia, as pessoas podem preferir maior espaço interno dos seus imóveis, não considerar tão relevante a vaga de estacionamento assim também, como não ter mais tanto interesse em morar próximo aos centros urbanos.

Todas as explicações foram enriquecidas com fotos e dados, tomando como referência os dois cenários o de antes e o de pós pandemia. Para obter essas respostas são utilizados testes estatísticos e científicos que fundamentam o trabalho da Engenharia de Avaliação. Informou que, para os exemplos utilizados nos slides foram consideradas variáveis dicotômicas e o uso do método Comparativo de Dados de Mercado, que juga ser o preferido pelas Normas Brasileiras de Avaliações nº 14.653-1 e nº 14.653-2, que dispõem sobre avalição em imóveis urbanos e rurais, respectivamente.

Como afirmou Dantas, os preços dos imóveis variam, de acordo com as chamadas variáveis dependentes que são profundamente analisadas na primeira etapa da avaliação, Etapas de Modelagens, informando que, no próprio Excel é possível se chegar ao resultado da regressão linear.

A partir dessa iniciação mais explicativa do processo, o especialista apresentou variáveis e fórmulas que definem se houve valorização ou desvalorização do bem, o que chamou de homogeneidade temporal, passando para a demonstração de valor de um modelo de apartamento, contemplando na análise avaliações que possam ser feitas de formas corretas e erradas.

Com a Selic (é a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia para títulos federais) abaixo da inflação, em São Paulo por exemplo, este dado pela inesperada alta na procura de imóveis, teve um impacto de 14%, na procura de imóveis, em comparação ao mesmo período no ano passado.

“As pessoas estão achando mais seguro investir em imóveis do que em outros negócios”, explicou.

Em seguida foi aberto o espaço para perguntas dos internautas, com grande participação. O conteúdo do webinar no Terça no Crea está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=80e2-f04R9w

Pular para o conteúdo