Bloco Amocrea vai retomar o desfile na semana pré-carnavalesca

Profissionais do sistema Confea/Crea/Mútua ganham as ruas do Espinheiro no dia 17 de fevereiro com muita irreverência, depois de uma parada forçada por conta da suspensão do Carnaval nos últimos dois anos

Para quem está com saudades de desfilar no Amocrea, a espera acabou. O bloco etílico, carnavalesco, filosófico e satírico do Crea-PE voltará com tudo em 2023, após uma parada forçada nos últimos anos, por conta da pandemia. A data já está definida. Os profissionais do sistema, funcionários, colaboradores, conselheiros e inspetores do Crea-PE ganharão as ruas na sexta-feira de Carnaval (17/02). O tema, como sempre, será escolhido na semana pré-carnavalesca.

O Amocrea foi batizado em 2005, pelo engenheiro civil Henry Soares Coelho, então assessor do Crea e primeiro presidente do bloco. O nome da agremiação foi dado pelo jornalista Jomeri Pontes, então assessor de Comunicação do Conselho. De acordo com o atual presidente do Amocrea, o engenheiro civil e vice-presidente do Crea-PE, Stênio Cuentro, o nome faz referência ao amor pelo Crea e às mocreias (ditas mulheres feias e desajeitadas). Antes do Amocrea, quem reunia o Conselho no Carnaval era o bloco Qualquer Coisa Serve.

As mocreias são reconhecidas pelos organizadores do bloco. As três melhores recebem prêmios em dinheiro. Só podem disputar homens travestidos de mocreia. Segundo Stênio Cuentro, o motorista Daniel Pereira de Almeida é quem mais ganhou prêmios pela caracterização e performance.

Stênio Cuentro diz que todo ano o Amocrea define um tema de motivação para a sociedade, em geral com referência ao momento atual, de forma crítica e satírica. Já foram alvos do bloco o projeto de construção de viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. O hino do Amocrea é uma paródia da música Davanira, que fez muito sucesso em outros carnavais do Recife e Olinda.

Quem não sai de mocreia pode comprar a camisa e a caneca para ajudar nos custos do Amocrea, que recebe doações do presidente, dos conselheiros e demais apoiadores. Os organizadores contratam orquestra para animar a concentração, na sede do Crea-PE, com direito a open bar, e o desfile pelo quarteirão. O bloco faz uma parada estratégica no Entre Amigos, na Rua da Hora, que colabora liberando cerveja para os participantes.